PUB.

Ciclismo: Centro de Cyclin "Quadrassal" vai ser uma realidade no verão deste ano

PUB.

Ter, 25/01/2022 - 12:04


Auto de consignação da empreitada já foi assinado. Investimento do município de Mirandela de 230 mil euros terá comparticipação de fundos comunitários em 85%.  

O Município de Mirandela vai converter a antiga escola primária de Vale de Lobo, na freguesia de Cedães, num centro de apoio à prática de ciclismo de lazer e de turismo da natureza na mata do Quadrassal, onde tem início a maior mancha de sobreiro de floresta virgem da península ibérica, integrada na Rede Natura 2000, rede europeia de preservação da biodiversidade e de habitats naturais.

O “Centro Cyclin Portugal – Quadrassal” “será uma estrutura desportiva com balneários, áreas de lazer, uma oficina de reparação e lavagem de bicicletas”, refere o vice-presidente do Município de Mirandela.

Para Orlando Pires, o Centro Cyclin - que já dispõe de pré-homologação por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo - servirá não só como uma forma de incentivar a prática desportiva activa, mas também uma enorme mais-valia para a promoção do concelho e permite a preservação do património edificado. “A criação deste centro pretende levar à visitação ordenada da área da Rede Natura 2000, bem como a possibilidade de se apreciar a beleza paisagística associada à degustação de produtos DOP, articulando-se com a prática de actividades de turismo de natureza, nomeadamente a utilização de bicicleta no âmbito do ciclismo e do turismo activo”, adianta.

Trata-se de um investimento de 230 mil euros do Município de Mirandela, financiado a 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), O auto de consignação dos trabalhos de requalificação da antiga escola primária de Vale de Lobo, já foi assinado, a semana passada, e o vice-presidente da câmara de Mirandela acredita que, em Junho deste ano, o centro Cyclin já deve estar concluído.

O Quadrassal tem 4700 hectares de área, dos quais 3600 pertencem ao concelho de Mirandela, abrangendo as freguesias de Cedães (distinguida em 2019 como freguesia Eco-XXI), Vale de Asnes a ainda a União de Freguesias de Romeu e Avantos.

Recorde-se que a freguesia de Cedães foi, em 2019, uma das 52 do país galardoadas com a classificação de Eco-Freguesia XXI, uma distinção bianual que visa avaliar e reconhecer o trabalho realizado em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios, contribuindo para a implementação dos objectivos da Agenda 2030 da ONU, que passam pela economia circular, descarbonizar a sociedade e valorizar o território.

Já em 2017, Cedães tinha recebido esta distinção.

Escrito por Terra Quente - CIR (Cadeia de Informação Regional)