PUB.

Campanha de vacinação contra a gripe da ULS Nordeste já arrancou

PUB.

Qua, 21/10/2020 - 09:07


Já começou a campanha de vacinação da Unidade Local de Saúde do Nordeste, na qual as equipas de Cuidados de Saúde Primários, se deslocam às aldeias para administrar a vacina contra a gripe

Pretende-se assim evitar o ajuntamento de pessoas e a deslocação dos mais idosos aos meios hospitalares, como explica Sílvia Esteves, enfermeira no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros. “É descentralizada para ajudar os utentes. Estamos em época de pandemia por isso queremos evitar ajuntamentos. É uma mais valia para os utentes e para os profissionais de saúde”.

A campanha decorre em articulação com as Juntas de Freguesia do distrito de Bragança, nas quais os habitantes devem inscrever-se para a toma da vacina, que é gratuita para pessoas com mais de 65 anos. “Pedimos que os presidentes falassem com os utentes e fizessem uma lista, através da qual conseguimos até perceber quem é que está com vacinas em atraso a nível de tétano. Estamos a aproveitar para fazer também esse trabalho de vacinação”, explicou Sílvia Esteves.

Os profissionais de saúde apelam à população para que toda a gente se vacine, inclusive as faixas etárias que não dispõem de acesso gratuito à mesma. “Este ano vai haver, possivelmente, uma maior afluência aos serviços de urgência e os sintomas são semelhantes. Vai chegar uma altura em que não sabemos se é uma simples gripe se é Covid-19. Se nos anos anteriores era importante as pessoas vacinarem-se, neste é fundamental”.

Nas sedes de concelho, a vacina será administrada nos Centros de Saúde, sem dias específicos para o efeito.

Escrito por Onda Livre (CIR)