PUB.

Câmara de Vinhais cria incentivo de apoio à natalidade

PUB.

Sex, 26/02/2021 - 09:07


O município de Vinhais acaba de anunciar medidas de incentivo à natalidade. A câmara vai assim atribuir mil euros por cada nascimento às famílias, sendo que os bebés nascidos a partir do dia 1 de Janeiro deste ano já serão contemplados

Segundo explicou o autarca vinhaense, Luís Fernandes todas as crianças do concelho vão receber também um apoio anual até que comecem a frequentar o primeiro ciclo. “É uma proposta de apoio que já foi aprovada na reunião de câmara e terá que ser submetida à Assembleia Municipal. Queremos dar um apoio para que as pessoas se fixem no concelho. As crianças nascidas no concelho passam a receber mil euros e todas as crianças, até entrar para o primeiro ciclo, vão receber 300 euros anuais”.

A câmara prevê que a totalidade dos apoios ultrapasse, já este ano, os 70 mil euros. Luís Fernandes explica ainda que além de ajudarem as famílias, esta é também uma forma de ajudar o comércio local porque o dinheiro deve lá ser gasto. “Todo este apoio tem que ser gasto no comércio local. É uma apoio importante nas duas vertentes, tanto em ajudar as famílias como o comércio”.

O presidente considera ainda que este apoio à natalidade e aos mais pequenos era uma necessidade. “Parece-nos uma forma de fixar e atrair pessoas para o concelho. Temos dado apoio nas várias vertentes e áreas”.

Carlos Almendra, vereador da oposição, considera o apoio fundamental, dado o envelhecimento do concelho. “É um diploma claramente necessário em Vinhais por ser o concelho mais envelhecido do Norte do país e o quinto em relação a Portugal Continental. É uma medida que também constava do nosso programa eleitoral em 2017. Vemo-la aprovar com satisfação”.

No ano passado, no concelho de Vinhais, nasceram cerca de 30 crianças.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves