PUB.

Câmara de Vinhais atribui 51 mil euros de apoio à natalidade e infância

PUB.

Qua, 26/01/2022 - 08:51


O município de Vinhais atribuiu apoios à infância no valor de 51 mil euros. O programa Municipal de Incentivo às Famílias foi criado o ano passado e pretende dar apoio financeiro à natalidade, bem como às crianças até entrarem no primeiro ciclo.

O autarca de Vinhais, Luís Fernandes, esclarece que em 2021 foram apoiados 24 recém-nascidos com mil euros e 90 crianças até aos 6 anos com 300 euros.

“Penso que este apoio que nós criámos é quase único, porque abrange várias valências e tem vários objectivos. Não tem a ver só com a natalidade, tem a ver com a escolaridade e com a fixação de pessoas no concelho. Porque há um valor de 1000 euros atribuído por cada nascimento, o ano passado foram 24 mil euros o que significa que foram 24 crianças. Depois é atribuído um apoio de 300 euros anuais a cada criança até entrar no primeiro ano de escolaridade, sendo que a condição obrigatória é que o apoio só é dado se depois essas crianças frequentarem o ensino aqui no concelho de Vinhais”, esclareceu.

O presidente da câmara acredita que ao ter várias vertentes, o programa promove a fixação de população no concelho.

“Tem o objectivo de fixar as pessoas, de não perder alunos e permite, ao mesmo tempo, que as famílias tenham aqui mais uma ajuda”, salienta o autarca, que acrescenta que “o apoio de 300 euros às crianças também pode ser dado a pessoas que venham viver para o concelho e que se fixem aqui”.

Segundo Luís Fernandes, vai ainda ser criada uma nova comparticipação para as despesas com material escolar.

“Também vamos tomar essa medida, que é a única que nos falta para ser tudo completamente gratuito”, afirmou.

Este programa apoia ainda o comércio local, uma vez que os valores atribuídos têm que ser gastos no comércio do concelho.

O Programa Municipal de Incentivo às Famílias em Vinhais será para manter no futuro, garante a autarquia. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro