PUB.

Câmara de Vinhais alvo de ataque informático

PUB.

Qui, 17/10/2019 - 09:46


Foi alvo de um ataque informativo, ontem, a câmara municipal de Vinhais. Os dados foram encriptados, mas a autarquia já comunicou o caso às autoridades.

“Estamos agora, junto de empresas vocacionadas para isso, a tentar desbloquear a situação, que causa constrangimentos muito grandes”, referiu Luís Fernandes, presidente do município.

Todo o sistema informático está bloqueado e por isso não existem serviços. O autarca explicou que foi pedido um resgate em troca de todos os dados.

“Foi pedido um resgate e nós estamos a tentar ir por outro lado, com a ajuda de empresas. Há vários pedidos, sempre de valores muito altos, com casos de 20 ou 30 mil euros, cada pedido”, disse.

Luís Fernandes acrescenta ainda que é possível solucionar o problema sem que seja pago o resgate.

“A informação que eu tenho, por empresas especializadas e técnicos do município, é que será possível, através de empresas que trabalham nesta área, desbloquear esta situação, ainda assim com custos financeiros mas muito menor que aquele que é pedido no resgate”, explicou.

Ainda não é possível prever quando vão ser restabelecidos todos os serviços municipais. A câmara de Vinhais não é a primeira a ser alvo de ataque informático no distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais