Câmara de Moncorvo vai apoiar 59 famílias que vivem em condições indignas

PUB.

Sex, 15/01/2021 - 09:23


A câmara de Torre de Moncorvo vai apoiar 59 agregados familiares que vivem em condições habitacionais indignas e que não têm de capacidade financeira para encontrar uma solução

Desta forma, para ajudar as famílias que precisam, segundo explica a vereadora Maria da Piedade Meneses, o município vai resolver a questão do núcleo precário da cadeia, vai reabilitar os bairros sociais da Fonte de Carvalho e de Santo Cristo, adquirir fracções ou prédios para destinar à habitação e arrendar outros para subarrendamento. “O município fez um levantamento das situações que se considera necessitarem de solução habitacional e considerou que havia necessidade de efectuar um investimento para realojamento de 106 famílias, que foram identificadas em situação de habitação indigna”.

A medida da câmara de Moncorvo surge no âmbito do programa 1º Direito e de acordo com a Estratégia Local de Habitação. Através deste programa, no total, foram identificados 106 agregados que vivem em condições habitacionais indignas. Podem também candidatar-se as IPSS e os proprietários de habitações do concelho, para proporcionar habitação digna ao próprio agregado ou para alugar a famílias carenciadas.

O acordo entre o município de Moncorvo e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana prevê um investimento de mais de 2 milhões e 200 mil euros. Um milhão e 900 mil serão disponibilizados pelo IHRU. O restante será assegurado pela autarquia.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves