Câmara de Bragança apoia associações desportivas com mais de 151 mil euros

PUB.

Seg, 08/02/2021 - 08:18


Apesar de nesta altura as actividades desportivas estarem paradas, à excepção do futebol profissional, a câmara de Bragança decidiu manter o apoio financeiro, que atribui anualmente, às associações desportivas do concelho

Marco Gonçalves, da administração do Grupo Desportivo de Bragança, diz terem recebido os 80 mil euros que estão estabelecidos no contrato e que são importantes manter a actividade do clube. “É uma continuação do protocolo do ano anterior. É muito importante porque em cada jogo em casa, a federação cobre uma taxa de arbitragem e temos o compromisso com os jogadores. Os clubes têm que ter algum apoio financeiro e a câmara é o nosso principal”.

Já o Ginásio Clube de Bragança recebeu um valor idêntico ao dos anos anteriores e que será utilizado para fazer obras na sede, uma vez que agora não há competições, explica o presidente da instituição, Carlos Fernandes. “São dois mil e seiscentos euros. Neste momento temos alguma despesa com a aquisição de equipamentos mesmo sem o pessoal estar a treinar e vamos ter que fazer algumas obras na sede que nos vai ser cedida”.

Ao todo o município apoiou 18 associações desportivas. Um investimento de cerca de 151 mil e 500 euros. Hernâni Dias, presidente da câmara, adianta ainda que há entidades que só se vão candidatar numa fase posterior para a realização de eventos pontuais, que estão dependentes da evolução pandémica. “O número, quer ao nível do financiamento, quer ao nível das candidaturas, é sensivelmente o mesmo, sendo certo que só poderemos fazer o balanço no final do ano porque há iniciativas que podem acontecer. Se a situação pandémica evoluir favoravelmente, vai permitir que outro tipo de iniciativas, que agora não estão previstas, possam ser financiadas”.

Numa segunda fase, se a pandemia abrandar e se for possível realizar eventos com aglomerados de pessoas, a câmara vai apoiar com 45 mil euros a “Meia-Maratona das Cantarinhas” e com outros 45 mil a realização do “Bragança Granfondo”. Quanto à Concentração Internacional Motard e ao Trial 4x4 Cidade de Bragança serão apoiados com 10 mil euros.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais