BTT: Luís Moura vence BTT Azibo e Jorge Mariz mantém liderança em Elite/Sub-23

PUB.

Dom, 02/10/2022 - 19:33


Luís Moura venceu, este domingo, a Maratona BTT Azibo, em Macedo de Cavaleiros, a penúltima prova do Open Regional de XCM da Associação de Ciclismo de Bragança.

O betetista do CTM Vila Pouca de Aguiar terminou o percurso de 60 quilómetros em 2h19m53s, à frente de Jorge Mariz do Velo Clube, terceiro em Macedo, que lidera em Elite/sub-23.

Para Luís Moura foi uma prova tranquila. “O percurso não era muito difícil, era um bocado ‘parte pernas’ e o vento dificultou a tarefa. No entanto, era bastante acessível um bocadinho mais fácil do que estou habituado”.  

Na meia-maratona, de 35 quilómetros, Miguel Morais (Valpaços Aventura Bike) venceu em masculinos e Sílvia Costa em femininos.

A betetista do CTM Vila Pouca de Aguiar destacou a boa organização da prova e os percursos de excelência para a prática da modalidade. “Foi espectacular. Aqui nesta zona vocês fazem provas com percursos espectaculares. Passámos em Podence, onde havia pessoas a aplaudir, é o que nos valoriza. Há pouca gente e na partida não vi ninguém a assistir e fiquei triste. Onde estão as pessoas que querem dinamizar o desporto?”

O BTT Azibo regressou após a paragem de dois anos, devido à pandemia, e contou com cerca de 150 betetistas. Para Tiago Neto, presidente do Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros, é um número bastante positivo, atendendo à actual realidade das competições. “As provas do Open, este ano, têm tido poucos participantes e, por isso, o número é positivo. Depois da pandemia, as pessoas ficaram mais abertas para os passeios e não para a competição”.

Tiago Neto considera importante o diálogo entre os clubes e associação para voltar a fazer crescer o número de participantes nas provas. “Temos que juntar todos os clubes e tentar perceber no que podemos evoluir e, possivelmente, rever as provas e o calendário. Temos que reunir todos e ver o que podemos melhorar em 2023”.

O Open Regional de XCM entra na fase final da competição. A última prova, o Open Vimont, está agendada para o dia 13 de Novembro, também no concelho de Macedo de Cavaleiros, na aldeia de Vilar do Monte.

 

Jornalista: 
Susana Madureira