Bombeiros de Bragança recuperaram Milhafre Real abandonado num caixote do lixo com ferimento de bala

PUB.

Seg, 18/10/2021 - 10:40


Ontem à noite, os Bombeiros de Bragança recolheram um Milhafre Real que terá sido abandonado dentro de um caixote do lixo, perto do politécnico

Quando chegaram ao local, a ave de rapina protegida estava dentro de um saco do lixo e com ferimentos.

“Dentro de saco de plástico estava um animal, que para nosso espanto era uma ave de rapina. Procedemos à retirada do animal e tentámos contacto com as entidades responsáveis. Em proximidade com o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário de Vila Real, fomos aconselhados a alguns cuidados que podíamos prestar, visto que o animal tinha um ferimento de bala no tórax, estava bastante debilitado, e fizemos a recuperação de tudo o que nos aconselharam no quartel dos bombeiros durante a noite”, explicou Paulo Ferro, Adjunto do Comando dos Bombeiros de Bragança.

O alerta terá sido dado por um habitante que viu um saco a mexer no caixote do lixo e comunicou à PSP, que alertou os bombeiros. Esta manhã a ave já se encontra em recuperação e foi transportada para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

“Recuperou esta manhã. Estava com um aspecto completamente diferente, mais reactivo, já com parâmetros vitais muito melhorados”, referiu.

Em Agosto, os Bombeiros de Bragança recuperaram uma viatura para a recolha de animais feridos ou mortos. Segundo Paulo Ferro, nos últimos tempos, tem havido muitas ocorrências para o socorro de animais.

“Animais feridos e mortos podemos dizer que ainda no sábado passado tivemos cinco ocorrências. Mesmo esta noite [segunda-feira], às quatro da manhã, fomos chamados pelos profissionais do hospital de Bragança que se terão deparado com um gato que estava a ser atacado por uma matilha. Conseguimos recuperá-lo e foi levado para um veterinário e está a ser tratado”, acrescentou Paulo Ferro.

A PSP de Bragança está já averiguar o que terá acontecido. Ao que conseguimos apurar, outra ave de rapina foi encontrada nas mesmas condições numa aldeia do concelho de Bragança e foi resgatada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Caçar Milhafre Real é crime.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais