PUB.

Bloco de partos de Bragança encerrado até sexta-feira e urgência de ginecologia e obstetrícia com constrangimentos

PUB.

Ter, 13/09/2022 - 09:04


O bloco de partos do Hospital de Bragança está fechado durante três dias e a urgência de ginecologia e obstetrícia está a funcionar com constrangimentos.

Segundo a informação disponibilizada no Portal do SNS, ambas as valências estão encerradas desde a madrugada desta terça-feira, e só reabrem às 8 horas de manhã de sexta-feira. No entanto a Unidade Local de Saúde do Nordeste esclarece que a urgência do serviço de ginecologia e obstetrícia está a funcionar, assim como a actividade programada.

Por motivo de baixa médica de uma especialista daquele serviço, são previstos “constrangimentos no atendimento urgente”, em alguns dias desta semana, já que foi “necessário activar o plano de contingência” o que impede que se realizem partos nesta unidade hospitalar. Assim, as grávidas e outras utentes que recorram às urgências da ULS Nordeste serão observadas em Bragança por um especialista do serviço de Ginecologia e Obstetrícia e “se a situação clínica o justificar serão orientadas para Unidade Hospitalar de referência no âmbito do Serviço Nacional de Saúde”.

A maternidade mais próxima, a de Vila Real, fica a 120 quilómetros e a mais de uma hora de distância de carro, o que causa constrangimentos a todas as grávidas do distrito.

Escrito por Brigantia.