PUB.

Bebé veio ao mundo em plena A4 com a ajuda dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros

PUB.

Ter, 06/04/2021 - 10:40


É mais uma história com um final feliz

Na madrugada desta segunda-feira, uma mãe, de 24 anos, deu à luz o filho dentro da ambulância dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, em plena A4, quando se dirigiam da aldeia dos Olmos, naquele concelho, para o Hospital de Bragança.

Adelino Pires, um dos dois bombeiros que realizaram o parto, conta como aconteceu. “Fomos chamados por volta das 4h20 da manhã para uma emergência de obstetrícia, à nossa chegada, na estrada que vai para os Olmos , deparámos-nos com uma grávida a iniciar já o trabalho de parto, com rompimento das águas. Pusemo-la logo na ambulância, avaliámos, e fizemos passagem de dados ao CODU que mandou a VMER ao nosso encontro, o que já aconteceu em Macedo de Cavaleiros.

A equipa médica da VMER foi connosco na ambulância, e mais ou menos perto de Sortes, na A4, vimos que tínhamos de fazer o parto dentro da ambulância, o que aconteceu, também com a ajuda da equipa médica.

Correu tudo bem, nasceu saudável, e depois do parto transportámos mãe e filho para o Hospital de Bragança”.

Esta não é a primeira vez que os bombeiros de Macedo ajudam num parto e, quando tudo corre bem, é sempre gratificante. “No espaço de mais ou menos um ano já é a segunda vez que participo num parto. Embora saibamos os perigos que existem, pois não é a mesma coisa que ter um bebé em meio hospitalar, quando tudo corre bem é muito gratificante”.

Mais um caso de uma criança que nasce na ambulância dos Bombeiros de Macedo, antes de chegar ao hospital.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Foto: Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros