PUB.

Autarca de Vinhais indignado com parecer negativo do Estudo de Impacte Ambiental a variantes de Castrelos

PUB.

Ter, 02/08/2022 - 10:02


O presidente da Câmara Municipal de Vinhais está indignado com o parecer negativo do Estudo de Impacte Ambiental às duas soluções apresentadas para variantes em Castrelos, na ligação Vinhais-Bragança

O parecer aponta impactes muito significativos ao nível dos Sistemas Ecológicos e Saúde Humana e Património Cultural e uso actual do Solo e Socioeconómica. Luís Fernandes diz que não entende estes entraves e que é preciso pensar nas pessoas. "Estes organismos têm que perceber de uma vez por todas que estas regiões não podem andar sempre condicionadas por factores que ninguém entende. Quer o ICNF, quer a APA têm que ajudar e não andar sempre a prejudicar. Não vamos andar aqui com ratos, ninhos e com aves, que prejudicam sempre estas regiões. Aquilo que verdadeiramente interessa são as pessoas e de uma vez por todas pensem nas pessoas. O ambiente é importante, mas ninguém mais do que esta região contribui para o ambiente".

O autarca quer acreditar que, embora tenha sido dado parecer negativo a estas duas variantes, que vai ser criada uma alternativa e que o traçado não se mantenha tal como está. "“Não faz sentido que seja dessa forma, até porque a verba que está alocada é precisamente para serem criadas outras alternativas, tendo em atenção a questão a segurança e tendo em atenção o tempo percorrido".

A estrada terá a extensão de 30 Km de Vinhais a Bragança e a sua requalificação é feita no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Terá que estar concluída em 2026 e Luís Fernandes diz que vai fazer os possíveis para que não haja mais entraves.

Contactada a Infra-estruturas de Portugal, responsável pela construção da estrada, referiu que o Estudo de Impacte Ambiental está em Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental e daí resultará “uma Declaração de Impacte Ambiental, que terá carácter vinculativo, cabendo à IP o desenvolvimento do respectivo Projecto de Execução da(s) solução(ões) que vierem a merecer decisão favorável/favorável condicionada em sede de Avaliação de Impacte Ambiental, espelhadas na Declaração de Impacte Ambiental a emitir”. Realçou ainda que o parecer dado pelo Estudo de Impacte Ambiental não é “determinante para a decisão”.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais