PUB.

Atraso na contratação de professores das AEC em Bragança preocupa encarregados de educação

PUB.

Seg, 19/09/2022 - 10:37


A contratação dos professores das actividades de enriquecimento curricular, ou AEC, do primeiro ciclo em Bragança ainda não está concluída. 

A situação está a preocupar os pais, até porque alguns foram avisados de que teriam de ir buscar as crianças à escola a partir das 15h30, altura em que estas aulas acontecem.

O município garantiu, no entanto, que já foi encontrada uma solução e que os alunos vão ter esse horário preenchido.

O atraso ficou a dever-se ao processo de transferência de competências. “Em finais de Junho, inícios de Julho tivemos conhecimento que os agrupamentos de escolas não estavam em condições de assumir as actividades de enriquecimento curricular e a componente de apoio à família, que teria de ser o município a assumir essa componente, estamos aqui perante um processo muito complexo e depois havia uma despesa que não estava inscrita no orçamento de 2022 do município e há um processo moroso e administrativo, até porque estamos a falar em valores que vão para um procedimento concursal internacional”, explica a vereadora da educação Fernanda Silva.

A solução passou por estender o contrato com a empresa de prestação de serviços para as actividades de apoio à família de forma a que houvesse professores a garantir também o horário do meio da tarde. “Em três dias conseguimos ter professores nas escolas, assumimos quer o espaço temporal da componente de apoio à família, das 7h45 às 9h e depois das 16h às 19 horas em todos os estabelecimentos escolares. Esta segunda-feira tudo estará no terreno a funcionar, as AEC ainda não da forma como as vamos implementar, mas esse período de tempo está assegurado”, sublinhou.

Segundo Fernanda Silva as dificuldades prendem-se também com a falta de professores e da redução dos docentes em mobilidade por doença.

E este ano lectivo, tal como já acontece nas actividades de apoio à família no pré-escolar, estas vão passar a ter custos também para os alunos do 1.º ciclo.

Algumas preocupações e mudanças no primeiro ciclo em Bragança, no primeiro ano lectivo em que as competências na área da educação passaram para os municípios. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro