PUB.

Atirar beatas para o chão já dá coima entre 25 a 250 euros

PUB.

Sex, 30/07/2021 - 10:08


Atirar beatas para o chão já é punível por lei, seis meses após a publicação do Regime Jurídico das Contra-ordenações Económicas

As coimas podem ir 25 a 250 euros. A lei entrou em vigor em 2019, mas só agora estão a ser aplicadas as sanções. Em Bragança, a opinião das pessoas divide-se, porque alguns não acreditam que o comportamento dos cidadãos irá mudar.

“É uma questão de educação. Na mesma forma que carregam uma carteira de cigarro, poderiam carregar também um cinzeiro portátil”, disse uma residente.

Por outro lado, um residente entende que “se as pessoas não cumprem tem que ser doutra maneira”, mas considera que a lei é “mais uma maneira de ganhar dinheiro”.

Também os estabelecimentos comerciais responsáveis pela limpeza dos seus espaços no interior e exterior. Para os empresários, a opinião não é consensual.

“Os principais penalizados deviam ser os fumadores. Claro que se os proprietários são fumadores e fazem o mesmo que os clientes, têm que se responsabilizados”, afirmou um empresário.

“Concordo plenamente e eu sou fumador. Se temos cinzeiros porque deitar para o chão? Mas devia haver cinzeiros públicos”, referiu outro proprietário.

O objectivo é reduzir o impacto das pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros no meio ambiente. As contra-ordenações para singulares variam entre os 25 e os 250 euros, e para colectivos de 250 a 1500 euros. Os estabelecimentos são obrigados a fornecer cinzeiro.

Escrito por Brigantia