PUB.

Associação ALDEIA com sede em Vimioso perto de comemorar 20 anos

PUB.

Qui, 15/09/2022 - 09:01


São duas décadas de trabalho a promover o conhecimento sobre a biodiversidade, a conservação da Natureza e a preservação da cultura e tradições em meio rural

A presidente, Isabel Sá, acrescenta que a recuperação de animais selvagens é um dos principais objectivos que a ALDEIA tem vindo a concretizar com sucesso em dois centros: um em Gouveia, no distrito de Guarda, e outro em Olhão, no Algarve.

“É onde se faz a recuperação e devolução à natureza de animais selvagens feridos ou debilitados. Nestes centros faz-se também muita investigação associada à conservação de fauna selvagem, acções de educação ambiental, formação, recebemos muitos estudantes”, explicou.

A Associação Aldeia tem sede em Vimioso, no distrito de Bragança, e é lá que desenvolve o trabalho de preservação da cultura e tradições locais.

“Onde são muitas vezes as comunidades rurais os próprios orientadores das actividades, transmitindo assim o seu conhecimento, promovemos também muitas acções relacionadas com a educação ambiental, conservação da natureza, desenvolvemos projectos relacionados com património natural e cultural do meio rural”, referiu.

Quase 20 anos volvidos desde o nascimento da Associação Aldeia, em 2003, Isabel Sá olha para trás e só pode fazer um balanço positivo.

Para breve está a implementação de um projecto para a preparação da sociedade civil para um possível regresso do urso pardo a terras transmontanas. Falta agora encontrar financiamento para o suportar.

Escrito por Radio Ansiães (CIR)

Foto: Associação ALDEIA