PUB.

António Costa falha visita a Vimioso e deixa reivindicações de Jorge Fidalgo por ouvir

PUB.

Sex, 28/02/2020 - 09:56


Afinal, o concelho de Vimioso ficou de fora da rota do Primeiro-Ministro, que esteve de passagem pelo distrito, nos últimos dois dias, a propósito do “Governo Mais Próximo”

Previa-se que António Costa passasse, ontem, por aquele município, mas o Conselho de Ministros, em Bragança, que se prolongou, e outras questões de agenda não o permitiram. Jorge Fidalgo, presidente da câmara de Vimioso compreende a situação mas lamenta e lança um desafio a António Costa. "O senhor Primeiro-Ministro sabia que tinha compromissos inadiáveis no Porto e, sendo que o Conselho de Ministros se prolongou, nem vou comentar. Espero que ele, quando vier cá, venha pôr a primeira pá de cimento na nova travessia Vimioso-Carção. É fundamental para nós, andamos a dizer isso há 20/30 anos. Também sabem que para nós a ligação ideal era outra, foi o Governo que, a partir de 2019, escolheu outra ligação, mas aceitamos porque percebemos os constrangimentos financeiros".

Questionado sobre a data prevista para o arranque da nova ligação à A4, Jorge Fidalgo esclareceu que ainda não se passou da fase do projecto. "A informação que temos, da Infraestruturas de Portugal e da Secretária de Estado da Valorização do Interior, que se empenhou nesse aspecto em concreto, é que foi finalmente assinada a adenda ao contrato com a empresa que está a executar o projecto. Na sequência do estudo de impacto ambiental, em que são postas algumas condicionantes, o que a empresa diz é que há aqui alguns trabalhos que não estão no contrato inicial e teria que fazer uma adenda, mas demorou-se de Julho até há 20 dias".

Jorge Fidalgo acredita que ainda será feita justiça no que toca às acessibilidades a que o concelho terá direito. "Se estamos hoje em 2020, não podemos estar a circular em vias da década de 50 ou 60 do século anterior. Nós, Vinhais e Freixo somos os municípios que temos ficado para trás mas é preciso insistir, ser resilientes, acreditar que um dia seja feita justiça para com o concelho. Espero que este Governo venha a concretizar aquilo que é uma aspiração e uma obra de justiça elementar".

Declarações de Jorge Fidalgo, ontem, no Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso, numa iniciativa em que a presença de António Costa era esperada.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves