Antiga directora do Teatro Municipal de Bragança afirma que o espaço cultural tem todas as condições para integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

PUB.

Qua, 26/02/2020 - 10:08


Perante a lei nº81/2019, que cria a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, a ser implementada este ano, Helena Genésio, directora do Teatro Municipal de Bragança desde a sua criação e até ao final do ano passado, acredita que esta é uma oportunidade única para que o município brigantino invista e repense o seu teatro, de forma a poder cumprir com os pré-requisitos e assim estar na linha da frente para integrar a referida lei.

Helena Genésio acredita que é preciso determinação, coragem, visão estratégica e, sobretudo, vontade política para integrar a rede que visa a descentralização de recursos, planeamento, mediação, qualificação e a cooperação entre os teatros e cineteatros no país.

“Depois de aprovada essa lei os teatros têm que ter uma série de pré-requisitos para depois poderem concorrer e serem credenciados para integrarem essa rede de teatros e cineteatros. Naturalmente, é vantajoso para os teatros municipais pertencerem a essa rede”.

A primeira etapa é a credenciação dos teatros para poderem integrar a rede. Helena Genésio acredita que a infraestrutura brigantina tem capacidade para o fazer. “Todos os teatros municipais que foram construídos no início do século XXI têm condições físicas para concorrer. Agora, é preciso preencher os pré-requisitos e para isso há um longo caminho a percorrer”.

Acreditando que se vive um momento de mudança, que criará novas dinâmicas culturais no país centradas nos teatros municipais, Helena Genésio reiterou que esta seria “uma forma de colocar o teatro de Bragança na linha da frente”.

A lei aplica-se aos teatros e cineteatros que correspondam a instituições de carácter permanente, com estrutura organizacional e condições para a realização regular de espectáculos de natureza artística.

 

 

 

Jornalista: 
Carina Alves