PUB.

Alfândega da Fé: Concelho em destaque

PUB.

Qua, 30/11/2022 - 09:17


Alfândega da Fé é o concelho da cereja que já recheou o Mon Chéri, do azeite com ouro e em pó e a terra do escultor José Rodrigues, que da nome à casa da cultura

Este é o décimo primeiro concelho a conhecer, no âmbito do Concelho em Destaque, da Rádio Brigantia e do Jornal Nordeste.

O solo e o microclima que há na zona dão origem à produção de azeite de grande qualidade. Artur Aragão dedica parte da vida a esta cultura, à frente da Casa Aragão, um negócio familiar, com mais de 250 anos. E azeites há para todos os gostos.

“Nós temos azeite virgem extra, em que trabalhamos com azeitona de início de campanha, ou seja, vai ser um azeite bastante verde, amargo, frutado. Depois temos o azeite virgem extra DOP e temos também os azeites virgem extra biológicos. Temos alguns azeites biológicos que têm ganho prémios”, referiu.

A cereja é outra das riquezas, a nível agrícola, no concelho. Fundada em 2015, a Vivalley Fruit é responsável por parte da cereja produzida em Alfândega. Segundo Adriano Andrade, um dos sócios-gerentes da empresa, a aposta na cereja surgiu porque é a cultura que "têm mais rentabilidade" naquela região mas é preciso trabalhar muito nela.

“Cada vez mais estão a surgir pragas novas e tem que se utilizar algum conhecimento. Não é como antigamente que é só plantar e depois ir ao pomar uma ou duas vezes. Claro que estamos sempre dependentes dos factores climáticos”, disse.

Da agricultura passamos para a cultura. O artista plástico José Rodrigues viveu parte da infância em Alfândega, local de onde a família era natural. Falamos do famoso escultor, que é um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, da Bienal de Vila Nova de Cerveira e do grupo Os Quatro Vintes.

A filha Ágata Rodrigues não quer que o nome do pai seja esquecido.

“O meu pai tinha uma frase que espero levar para Alfândega que era o Imperador Marco Aurélio que dizia ‘Em breve tudo esquecerei e em breve todos me esquecerão’ e o que tento fazer é que não aconteça essa segunda parte. Porque José Rodrigues é para ser lembrado com um sorriso na boca”, sublinhou.

A palavra Alfândega vem do árabe e significa estalagem segura. O da Fé foi acrescentado depois e tem a ver com a lenda dos Cavaleiros das Esporas Douradas, envolvendo ainda Castro Vicente e Chacim.

O concelho de Alfândega da Fé para conhecer ao pormenor hoje, depois das notícias das 17 horas, e para ler na edição desta semana do Jornal Nordeste.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves