PUB.

Albufeira do Azibo já está cheia

PUB.

Qua, 11/01/2023 - 09:21


A Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, já atingiu o limite máximo de capacidade de água e as comportas estão abertas, explicou o vice-presidente do município, Rui Vilarinho

“Garantidamente este ano já não vamos ter problemas com reservas de água. É preciso gerir a entradas e saídas, já chegou aos 601.30 que é o valor razoável e há que ter atenção para que não passe desse valor nem diminua a cota que dá descentralidade ao Azibo e que nos garante a todos equilibro no que concerne à rega, ao turismo e ao abastecimento de água”, explicou.

A recuperação da plenitude da capacidade de água do Azibo deixa também a certeza de que mesmo que se avizinhem meses de seca, já não acontecerá o mesmo que em 2022.

“Teremos folga maior do que aquela que tivemos no Verão passado. Se não chover durante a Primavera, com a evaporação, com o consumo humano e a partir de Maio com a rega, se não houver reposição de água, irá baixar os níveis. De qualquer forma, o ano passado não atingiu estes valores”, frisou.

A Albufeira do Azibo a recuperar a capacidade total de água, depois do ano de seca ter feito baixar os níveis, embora sem chegar a valores preocupantes.

Escrito por Onda Livre (CIR)