Agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros adere a projecto de literacia emocional

PUB.

Qua, 13/10/2021 - 09:49


A nível nacional, há apenas outras três escolas que integram este programa

O objectivo do “Calmamente” é ensinar competências sociais e emocionais aos alunos, sendo que estão abrangidos as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo.

Paulo Dias, director do agrupamento, afirma que a adesão ao programa é bastante importante, já que nesta idade pode determinar o sucesso na integração e relacionamento entre estudantes. “Esta é uma necessidade que já sentimos há vários anos, desde que construimos o nosso programa de intervenção ao nível da promoção do sucesso escolar. Começámos a ter noção que era preciso intervir ao nível das relações interpessoais, dinâmicas de grupo e melhorar as competências dos alunos emocionalmente, melhorando a integração na família, sociedade e escola. Nesta fase é particularmente importante”.

O projecto nasceu do “Mente de Principiante”, um programa criado para a promoção do bem-estar integral em contexto escolar, familiar e comunitário. A maior conquista do programa aconteceu no ano letivo 2020/21, com a integração do “Calmamente” em horário curricular em quatro escolas públicas. Este ano, em Macedo foi pensado consoante a idade das crianças que o integram. “O terceiro e o quarto ano tem um tempo semanal dedicado a este projecto. As técnicas estão com os alunos. É simulada uma viagem de comboio, com paragens em várias estações e em cada uma delas há problemas para resolver, assumir soluções. Funciona da mesma forma para o primeiro e segundo ano, mas apenas com 17 sessões, ao longo do ano, porque estes ainda não tem total domínio da escrita e leitura. O pré-escolar contará com ciclos de seis sessões, que começaram já em Novembro”.

As questões emocionais têm vindo a ganhar cada vez mais importância no agrupamento de Macedo. Assim, através de outros programas, também os restantes alunos estão a trabalhar nestas questões. “Para os restantes ciclos temos uma estratégia ligeiramente diferente, mas há projectos também para os outros alunos porque as competências emocionais têm que ser apoiadas”.Além do agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros, também aderiram ao programa as escolas do município de Valongo, de Vila Nova de Paiva, em Viseu, e os Salesianos do Porto. Em Macedo de Cavaleiros há mais de 300 alunos abrangidos pelo programa “Calmamente – Aprendendo a Aprender-se”.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves