PUB.

1,4 milhões de euros para apoiar seis projectos de investigação sobre o Parque Natural de Montesinho

PUB.

Ter, 27/07/2021 - 09:25


Seis projectos de investigação sobre o Parque Natural de Montesinho, desenvolvidos por várias instituições de ensino superior do país vão ser apoiados com um valor global de 1,4 milhões de euros

São os vencedores da primeira edição do Programa Internacional de Investigação sobre Montesinho.

A presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Helena Pereira, explica que o objectivo dos projectos é conhecer melhor a região de Montesinho, nas diferentes vertentes, social, património e recursos naturais.

“Só com conhecimento sobre as coisas, nas suas várias vertentes, é que podemos inovar, aproveitar, valorizar o conhecimento e a última ideia é que isto fique muito mais valorizado para benefício de toda a sociedade”, acrescentou.

Um dos projectos contemplados com cerca de 250 mil euros, é coordenado pela Universidade do Minho e prevê promover a melhoria e requalificação do património tradicional de Montesinho,

“Achamos que isto pode ajudar a fixar a população local e evitar este problema que estamos a viver em Portugal e Espanha, de abandono da população. Vamos também criar estratégias de reabilitação dos edifícios, melhorar as condições de habitação”, explicou Javier Ortega, da Universidade do Minho.

Carla Pereira, investigadora do CIMO, coordena o projecto Safe to Taste, também contemplado no concurso internacional, que pretende ajudar a salvaguardar espécies naturais de cogumelos do Parque Natural de Montesinho.

“Numa primeira fase fazemos a recolha daquilo que são as espécies mais apreciadas nesta zona, pretendemos também criar um banco para preservar essas espécies e vamos fazer a produção melhorada. Temos ainda a ideia de criar um selo de segurança para integrar uma rede de restaurantes e assim promover o consumo destes produtos de forma mais segura”, referiu a investigadora.

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é responsável por dois dos projectos premiados e colabora com outros.

Os projectos foram apresentados sábado, no Roteiro de competências e de Inovação Regional, ao longo de uma caminhada entre Riomanzanas, em Espanha, e Rio de Onor, para haver uma imersão no território.

Os projectos vão ser desenvolvidos ao longo de três anos. O Programa Internacional vai continuar e uma nova edição terá lugar antes do período de vigência desta.

No dia 24, dedicado à investigação, foram ainda apresentadas Escolas de Verão do IPB e foi promovido um encontro de investigadores, em que se debateram políticas científicas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro