Transmontanos agradados com as medidas que o Governo aprovou para ajudar os jovens na compra da primeira casa

PUB.

Qui, 08/08/2024 - 08:17


Segundo a edição desta semana do Jornal Nordeste, há várias pessoas que desconhecem as medidas mas quem já tomou nota delas está agradado com o Governo

O Governo aprovou um conjunto de medidas para a habitação e a partir de Setembro, os jovens vão poder recorrer à garantia pública de 100% no crédito à habitação na compra da primeira casa. O Estado compromete-se também a suportar 15% do preço do imóvel, garantindo uma parte do risco. Tal como as medidas de isenção do IMT e Imposto de Selo, que vigoram desde o início deste mês, estes apoios são cumuláveis e abrangem todos os jovens até aos 35 anos. Muitos brigantinos veem estes apoios com bons olhos. “É uma boa medida, realmente, incentiva a haver habitação jovem porque as medidas que tínhamos em Portugal não eram, de todo, para jovens, mas sim para turistas”, disse um dos brigantinos. “É uma grande medida. É o momento ideal para comprar uma casa. Ainda estou com os meus pais mas se calhar vou aproveitar a medida”, disse outro brigantino.

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães é uma das autarquias do distrito que implementou medidas à habitação, antes mesmo de surgirem as do Governo.

As medidas “Ansiães Jovem” e o “Incentivo Fiscal à aquisição de habitação isenção de IMT” são dois programas independentes aprovados, em 2020, pela Assembleia Municipal de Carrazeda.

Este conjunto de medidas visam fixar os jovens no concelho, já que, segundo o presidente da câmara, João Gonçalves, são um “estímulo à economia local”. “A fixação dos jovens está intrinsecamente ligada com o futuro de qualquer território e sabemos que os jovens são um polo de estímulo à economia local e é de todo o interesse que territórios como o nosso fixem população activa”.

O município garante ajudas na aquisição e recuperação de casas, assim como na isenção do pagamento do IMT.

A autarquia compromete-se também a apoiar no pagamento de despesas de água e electricidade, em 10% sobre o valor de consumo e no pagamento de rendas.

Segundo, João Gonçalves, este apoio continua a fazer todo o sentido.

Em Carrazeda de Ansiães os programas de apoio à habitação estão em vigor desde 2021 e são destinados a todos aqueles que tenham entre 18 e 40 anos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé