Ter, 29/08/2023 - 10:22
Carlos Carvalho lembra que na próxima temporada vão passar por Vila Flor as oito melhores equipas nacionais da modalidade, o que vai mexer com a região a nível desportivo e económico. “Não é só o desenvolvimento da modalidade, o desenvolvimento da região também. É um orgulho receber em Vila Flor as melhores equipas do futebol de praia nacional e os melhores jogadores. Obviamente que isto vai mexer com tudo, a nível desportivo e económico. Vai dar uma grande visibilidade a Vila Flor”.
O Vila Flor SC garantiu a subida à Divisão de Elite, o patamar maior do futebol de praia em Portugal, no sábado, após a vitória por 5-4 frente ao Sesimbra, nas meias-finais da segunda fase do Campeonato Nacional.
Carlos Carvalho destaca o feito histórico alcançado pelo clube vilaflorense. “Esta modalidade ainda não está muito enraizada no distrito. Temos que continuar a batalhar para que isto a modalidade cresça no distrito. As pessoas de Vila Flor, principalmente, sabem o significado desta subida para o clube. Felizmente, conseguimos chegar ao topo do futebol de praia. Dificilmente isto volta a acontecer com uma equipa de Bragança, mas espero que sim. É um percurso muito longo, com jogos difíceis e em outras localidades do país”.
Ao Vila Flor SC apenas faltou o título de campeão nacional. Os transmontanos perderam na final com a AD Nazaré por 2-1. Mas, isso não apaga todo o percurso realizado pela equipa, esta temporada, e a subida à Elite. “À quarta foi de vez. Costuma-se dizer que é à terceira mas no nosso caso foi à quarta. O projecto começou em 2019, seguiram-se as participações nos campeonatos nacionais com mudança nos quadros competitivos. Primeiro jogávamos eliminatórias, depois da fase distrital, e agora é uma fase regular, que concluímos na primeira posição. Fizemos uma grande campanha na Liga dos Campeões de Futebol de Praia, a Euro Winners, e somos um motivo de orgulho para todos os vilaflorenses”.
A próxima época já começa a ser preparada. Carlos Carvalho quer renovar com o técnico, Marco Silva. “A equipa técnica é para manter, tanto o marco como o Diogo, o nosso adjunto. As conversações estão adiantadas e está tudo encaminhado para a equipa técnica renovar tal como os jogadores”.
O Vila Flor SC iniciou-se no futebol de praia em 2019. Desde então somou três títulos distritais, competiu na Euro Winners Challenge e no Campeonato Nacional. Este ano, garantiu a subida à Divisão de Elite.