Santiago Varanda: "Foi uma experiência espectacular"

PUB.

Ter, 22/08/2023 - 18:04


Santiago Varanda concluiu a Volta a Portugal em Cadetes na 72.ª posição.

O ciclista natural de Mogadouro, que se estreou na competição, representou o Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires.

Nas três etapas, realizadas no distrito de Santarém, entre a passada sexta-feira e domingo, Santiago teve várias dificuldades. “A primeira etapa correu-me bem e terminei no pelotão com o mesmo tempo do primeiro classificado. Na segunda etapa, faltam quatro quilómetros para terminar e começaram os azares. Houve uma queda que envolveu cerca de 50 ciclistas e eu estava lá no meio e perdi 2 minutos e 40 segundos, pois tive que trocar de bicicleta. Na última etapa, do Montejunto, era a que mais me favorecia. No entanto, aos 10 quilómetros tive que mudar de bicicleta, e já não corria com a minha pois tinha tocado na etapa anterior”.

Apesar dos obstáculos encontrados ao longo das três etapas, Santiago Varanda gostou da experiência e do ambiente que se vive na volta e fora da competição. “Nunca tinha feito uma prova por etapas. Foi uma experiência espectacular. As equipas ficaram todas numa residência e foi muito bom pelo convívio. O resultado não foi o melhor, mas as sensações foram boas e senti-me bem”.

Santiago Varanda vira agora as atenções para o Grande Prémio Alves Barbosa. Será a última prova do ciclista mogadourense na categoria de cadetes. “Será a última prova para me destacar antes de passar a juniores. Para mim será uma das mais importantes provas do ano”.

O Grande Prémio Alves Barbosa realiza-se em Montemor-o-Velho, de 8 a 10 de Setembro, é a segunda prova mais importante no calendário nacional de ciclismo para cadetes.

 

Jornalista: 
Susana Madureira