Dom, 20/08/2023 - 09:40
O torneio deu oportunidade aos atletas dos Estrelas Brigantinas de realizarem jogos mais competitivos. “É importante para os nossos atletas para jogarem em contextos mais competitivos. Depois o facto de os jogos pontuarem para o ranking da FIBA traz atletas estrangeiros, nomeadamente de Espanha, que enriquecem o nosso torneio”, destacou o técnico, Paulo Lourenço.
João Pedro Rebelo, presidente do clube, diz mesmo que o torneio superou as expectativas. “Foi muito positivo. Tivemos um bom número de atletas e até excedeu um pouco as nossas expectativas, tal como a nível de assistência. Foi um trabalho duro, mas com bons resultados”.
Pontuável para o ranking da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), o torneio atraiu participantes estrangeiros.
Miguel Estévez é de Santiago de Compostela e não perde um jogo de 3x3, tanto em Espanha como em Portugal. O basquetebolista espanhol deixou elogios à organização. “É a primeira vez que estou em Bragança. Tivemos uma surpresa pois é um torneio que está muito bem organizado. Competimos na liga interna de Espanha e no 3x3 em Portugal. Este foi um torneio espectacular”.
Os torneios de Street Basket 3x3 atraem inúmeros participantes. Júnior Duarte é natural de Cabo Verde, mas estuda em Bragança há cerca de um ano. “Eu amo o basquetebol e, por isso, participo em todos os torneios. O 3x3 é diferente de um jogo normal de basquetebol, pois o campo é diferente e joga-se na rua”.
A vertente 3x3 também é mais desgastante para os participantes, na opinião de Beatriz Salselas, de Macedo de Cavaleiros, mas diversão não falta. “É mais cansativo e muito diferente do 5x5, pois é mais rápido. Mas, está a ser muito divertido”.
O Torneio de Street Basket 3x3 antecedeu o início da nova época desportiva. A grande novidade é o regresso à competição com uma equipa sub-14 feminina. A nível masculino, o Estrelas Brigantinas vai competir desde os escalões de minibasquetebol até sub-16.