Voluntários belgas melhoram Parque Natural Montesinho

PUB.

Sex, 20/07/2018 - 10:01


Uma centena de escuteiros belgas passam este mês por seis aldeias da área protegida para acções de voluntariado e apoio às comunidades

O Parque Natural de Montesinho recebe este mês de Julho cerca de 100 voluntários através do Serviço de Voluntariado Internacional, sediado em Bruxelas. Os escuteiros belgas estão distribuídos por seis aldeias e Vinhais.

Na primeira quinzena cerca de 70 jovens estiveram nas localidades de França, Gimonde e Caravela, no concelho de Bragança, e Gestosa, no de Vinhais, onde se dedicaram à reconstrução de moinhos comunitários, a pinturas de igrejas, lavadouros, cemitérios e fontes, e a actividades de conservação da natureza, tais como limpeza e manutenção de caminhos, de percursos pedestres, de floresta e de linhas de água.

Gilles Coppens veio pela primeira vez a Portugal. “Foi uma experiência muito fixe Ficamos na aldeia de Gimonde e os habitantes são fantásticos, muito acolhedores”, afirmou.

Sylvain Borrey esteve em Caravela também pela primeira vez a fazer voluntariado em Portugal. “Soube deste projecto através do meu primo que já cá tinha estado há uns anos e que me falou muito bem do projecto. Fomos muito bem acolhidos pelas pessoas da aldeia, trabalhámos na igreja e a reconstruir um moinho, fomos vendo a evolução, e é muito benéfico para nós elaborar um projecto como este”, afirmou o jovem.

A repetir a participação no projecto está Adrien Castiglione. Já tinha estado no parque há 6 anos e agora, que é chefe nos escuteiros, escolheu trazer o seu grupo até à aldeia de França. “Desta vez limpámos o rio e pintámos alguns edifícios da aldeia. As pessoas são simpáticas e parecem gostar da nossa presença, deram-nos prendas e t-shirts para agradecer pelo nosso trabalho”, contou.

Susana Abrantes, do Gabinete de Valorização de Áreas Classificadas e Comunicação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, acredita que as tarefas desta centena de voluntários não resolvem todos os problemas destes territórios mas “ajudam muito”. “Para estas pessoas é uma mais-valia, porque para além de apoiarem na recuperação de infra-estruturas comunitárias e ajudarem na conservação da natureza, dinamizam as aldeias, mesmo um pouco o comércio, e há um intercâmbio cultural entre a população e os próprios voluntários, vão com um conhecimento mais rico e deixam um pouco do conhecimento deles”, defendeu.

Este Projecto de Voluntariado já é desenvolvido neste Parque Natural há 20 anos e já recebeu até hoje 1133 voluntários, de países como a Bélgica, Espanha, França e Holanda.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro