“Viver-Moncorvo” quer recuperar centro histórico

PUB.

Qui, 09/10/2008 - 10:34


A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e a Associação Comercial e Industrial local avançaram com uma candidatura de 3,3 milhões de euros para dar uma nova cara ao centro histórico. Segundo o autarca, Aires Ferreira, o projecto “Viver-Moncorvo” visa melhorar o aspecto da sala de visitas da sede de concelho e dotá-la de mais atractivos museológicos.

Depois da recuperação de várias fachadas, Aires Magalhães diz que “neste momento o espaço que está pior a esse nível é a Praça Francisco Meireles”. Para além desses trabalhos, o presidente quer dotar o centro histórico de mais espaços museológicos, como o Museu de Arte Sacra e o Museu do Castelo.

 

Para além disso, pretende-se reforçar a centralidade da zona histórica de Moncorvo, valorizando a mobilidade. O objectivo é “criar uma alternativa viária para acesso à Avenida da Amendoeira e incrementar o uso do transporte urbano que já existe há três anos”, avança ainda o autarca.

Existe ainda uma terceira área de intervenção, no local onde se realiza a feira. Aires Magalhães quer que esta “seja uma zona de lazer para a população no dia-a-dia”.

 

A Câmara e a Associação Comercial desejam agora que o projecto de 3,3 milhões de euros possa contar com alguma ajuda do Governo para a parte não financiada pela Europa, cerca de 1,3 milhões de euros.