Vinhais cria balcão para promover políticas de igualdade

PUB.

Qui, 17/01/2019 - 08:04


O município de Vinhais tem a partir de agora um Balcão para a Inclusão. O protocolo de cooperação para a criação deste balcão já foi assinado, entre a autarquia e o Instituto Nacional para a Reabilitação

O balcão, que estará brevemente em funcionamento, segundo explica o vereador da acção social da autarquia, Pedro Miranda, pretende prestar às pessoas com deficiência um atendimento especializado dando informações como direitos e benefícios ou respostas de emprego e formação profissional. "Aquilo que se está a fazer com este balcão de inclusão é a promoção das políticas de igualdade, igualdade de oportunidade e de acesso à informação. Este balcão tem assim a responsabilidade de prestar às pessoas com deficiência ou aos seus familiares um atendimento especializado em diversas matérias, nomeadamente em prestações sociais, emprego, reinserção, benefícios fiscais, transportes, educação, enfim, um variado leque de informações que, neste caso, pessoas com deficiência podem ter deslocando-se a este balcão".

O Balcão para a Inclusão estará ligado ao Instituto Nacional de Reabilitação para conseguir dar uma resposta mais abrangente. Segundo Pedro Miranda, trata-se de dar igualdade de oportunidade no acesso à informação. "Estará sempre em sintonia com com o Instituto Nacional para a Reabilitação para qualquer tipo de dúvida ou reencaminhamento de qualquer situação que possa advir das necessidades deste público alvo. Isto é o acesso à informação no pleno exercício da cidadania. Estamos a dar também a possibilidade a este público alvo de igualdade de oportunidades de acesso à informação. Não estamos só a contar com os casos que existem mas com aqueles que poderão existir ainda mais".

Direitos e benefícios, prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, ajudas técnicas, benefícios fiscais, educação, transportes, entre outros, estarão a partir de agora mais esclarecidos para este público alvo.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves