PUB.

Vila Flor vai ter uma segunda loja dos CTT no centro da localidade depois do encerramento da estação de correios

PUB.

Sex, 11/01/2019 - 10:47


Vila Flor vai ter uma segunda loja dos CTT. Depois do encerramento do balcão oficial e de o serviço ser assegurado, num hipermercado à saída da vila, no dia 22 de Dezembro. 

O presidente do município, Fernando Barros, anuncia a abertura de um segundo posto que vai ser o balcão de único de atendimento ao cidadão, localizado no centro de Vila Flor. 

“É um local que vai ter outros serviços e vai ser o balcão de atendimento da câmara, que ainda não tinha implementado porque estava à espera de resolver esta questão. Vamos ter uma segunda loja em frente à câmara, num sítio central e de fácil acesso, até para pessoas com mobilidade reduzida. Vamos criar este serviço e implementar um posto de trabalho”, contou Fernando Barros.

O balcão único de atendimento vai funcionar no Centro cultural de Vila Flor, num espaço cedido pela autarquia. Para já não há previsão de abertura, mas as expectativas é que no próximo mês o serviço já possa funcionar neste espaço, como adianta o autarca.

“Ainda não temos previsão de abertura. Já temos o departamento de arquitectura a trabalhar neste projecto, porque tem que levar algumas adaptações. Vai ter que haver conjugação dos serviços de balcão de atendimento e postais. Vai ser um trabalho relativamente rápido, dentro do que é possível”, acrescentou o autarca.

O balcão oficial do CTT fechou em Vila Flor a 22 de Dezembro. Antes do encerramento, o município de Vila Flor interpôs uma providência cautelar, no Tribunal Fiscal e Administrativo de Mirandela contra o encerramento, apoiado pelos autarcas da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes.

Entretanto, ontem, a Anacom deu aos CTT - Correios de Portugal um prazo de 20 dias úteis para apresentarem uma proposta que permita a existência em cada concelho de pelo menos uma estação de correios ou um posto.

Em comunicado, a Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações afirma que, segundo informação recebida pelos CTT em Novembro, "é expectável que o número de concelhos sem estações de correio suba para 48 no curto prazo”, ou seja, locais onde residem “mais de 411 mil habitantes, ficarão sem uma estação de correios".

Entretanto, em comunicado os CTT reafirmaram que “estão presentes em todos os concelhos do país”, mantendo “pelo menos um Ponto CTT, ou seja uma Loja ou um posto de correio”, em que, segundo a empresa “são prestados todos os serviços previstos no Contrato de Concessão, incluindo a entrega de objectos avisados, e ainda o pagamento de vales de prestações sociais e de facturas. Escrito por Brigantia. 

Jornalista: 
Maria João Canadas/ Olga Telo Cordeiro