PUB.

Veiguinhas com EIA quase concluído

PUB.

Qua, 01/10/2008 - 08:21


O estudo de impacte ambiental da barragem de Veiguinhas deverá ser apresentado entre Dezembro e Janeiro. O processo está a ser concluído e ontem, numa reunião entre a câmara de Bragança, a Águas de Trás-os-Montes e a empresa a quem foi encomendada a elaboração do terceiro estudo de impacte ambiental, foi afinada a nota técnica que serve de base ao estudo e que vai acompanhar o licenciamento da barragem para depois entregar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.  

Há mais de 20 anos que a barragem de Veiguinhas tem o projecto feito, mas ainda pode vir a sofrer alterações. “Quando se apresenta o estudo de impacte ambiental é o pedido de licenciamento da construção uma vez que o projecto de execução está feito e que vai entrar num processo de revisão” afirma Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança. Passados vários anos, “é preciso perceber se precisa de correcção em termos técnicos” salienta.

 

Já o presidente do conselho de administração da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro considera que o facto de a barragem estar integrada no sistema de abastecimento do Alto Sabor, pode ser um bom argumento para fazer aprovar o estudo de impacte ambiental. “A barragem de Veiguinhas integra um sistema que já está todo concluído e falta apenas essa albufeira” afirma, considerando ainda que “era um desperdício e uma irracionalidade não construir a ultima parte do projecto”.

 

Além disso, Alexandre Chaves acredita que a evolução que houve no plano de ordenamento do Parque Natural de Montesinho também pode facilitar a construção do empreendimento hidroeléctrico. “Estamos convencidos de que a evolução que houve no Parque de Montesinho, aprovado há pouco tempo, é uma janela de oportunidade para este tipo de investimentos”, realça.

 

A câmara de Bragança espera que no primeiro trimestre de 2009 haja condições para licenciar a construção da barragem e começar a obra, podendo estar concluída cerca de um ano e meio depois.