Urgência de Macedo mantém-se

PUB.

Sex, 29/02/2008 - 09:18


Foi ontem publicado em diário da República a manutenção oficial das urgências do hospital de Macedo de Cavaleiros, com a tipologia de SUB – Serviço de Urgência Básica. O ministério da Saúde encerra oficialmente os serviços de urgência do Peso da Régua. A rede portuguesa de urgências fica assim estabelecida, com 89 serviços, sendo que quatro devem fechar depois de integrados nos respectivos centros hospitalares e resolvidos determinados problemas com acessos.

José Madalena, presidente da Comissão de Saúde de Macedo, considera que “valeu a pena” a luta pela manutenção do serviço. “A mobilização de toda a população e dos autarcas é que se conseguiu convencer os responsáveis que seria um erro o encerramento”. Ainda assim “embora não corresponda àquilo que seria o nosso desejo, temos de nos congratular por pertencer á rede nacional de urgências”, acrescenta.

A luta era para que Macedo ficasse com urgência médico-cirúrgica, tendo em conta a sua centralidade.

Uma tipologia, aliás, que será mantida em Chaves e Mirandela, até que sejam melhoradas as condições de acessibilidades da região.

Relembramos que um serviço de urgência básica, idêntico ao que se mantém em Macedo, deve ter em permanência dois médicos e dois enfermeiros e deve estar preparado para efectuar pequenas cirurgias e radiografias.

Já os serviços médico-cirúrgicos devem, pelo menos, ter quatro especialidades, bloco operatório permanente, exames complementares de diagnóstico e serviço de sangue.