PUB.

Unidade de AVC de Macedo de Cavaleiros assinala Dia Nacional do Acidente Vascular Cerebral

PUB.

Seg, 31/03/2008 - 10:19


A unidade de AVC de Macedo de Cavaleiros, do CHNE (Centro Hospitalar do Nordeste) comemora, esta segunda-feira, mais um Dia Nacional do Acidente Vascular Cerebral. Depois de Macedo e Bragança, é a vez de Mirandela ser o palco das comemorações. A doença continua a ser a principal causa de morte da região, mas as evoluções são garantidas, desde que foi criada esta unidade em 2005.

Em Mirandela, esta segunda-feira, vão ser realizados vários rastreios ao colesterol, à diabetes e à hipertensão arterial. A unidade de AVC do Centro Hospitalar do Nordeste, sedeada em Macedo, leva ainda a cabo palestras acerca da temática. O acidente vascular cerebral continua a ser a doença que mais mata na região e no país, mas tem havido evoluções desde que a unidade funciona. Mais haverá quando esta for ampliada e criando a possibilidade da “via verde” do AVC. “Com essa ampliação penso que em termos de estruturas físicas ficamos com capacidade para tal e depois dependerá das vontades do conselho de administração, para se fazer ali ou não, nós estamos receptivos a isso claro”, Jorge Poço, coordenador da unidade de AVC de Macedo.  

O dia foi criado pela Sociedade Portuguesa do AVC e o objectivo é lembrar o que pode ser evitado para que o Acidente Vascular Cerebral deixe de ser a primeira causa de morte no país. “Fazem-se algumas palestras e fazem-se pequenos rastreios de colesterol, hipertensão, diabetes, e pequenas conversas que temos com as pessoas que vão passando pelo local por forma alertar para este problema que é catastrófico a nível nacional", realça Jorge Poço.

Em Mirandela vão funcionar várias bancas onde serão feitos os rastreios perante sinais de preocupação, o rastreado é encaminhado para um médico que estará no local para que lhe seja feita a devida sensibilização. “Perante determinadas situações, em que as pessoas tenham as tensões altas ou o colesterol muito alto, vão passar para uma outra banca que poderá ter uma conversa com a pessoas ou até escrever uma carta para o médico de família”, esclarece o coordenador.

Durante toda a manhã, no auditório municipal de Mirandela, a unidade de AVC do Centro Hospitalar do Nordeste vai estar a alertar para os factores de risco da doença e a rastrear colesterol, diabetes e hipertensão arterial.