PUB.

Três centenas de crianças plantaram 100 árvores na nova zona industrial de Bragança

PUB.

Qui, 21/03/2019 - 16:59


Hoje é o Dia da Árvore, uma data que começou a celebrar-se em 1872 no estado americano do Nebraska. Por Bragança não se foge à data para se mostrar aos mais pequenos a importância das florestas

Durante a manhã de hoje, perto de três centenas de crianças, do quarto ano das escolas do concelho de Bragança, estiveram na nova zona industrial de Bragança a plantar árvores. Por aqui, a sensibilização começa nos mais pequenos para que desde cedo se deva compreender a importância das florestas. Quem veio não ficou indiferente e já tem a mensagem bem decorada. “Estivemos a plantar árvores e a fazer actividades”, disse a aluna, de 9 anos, Leonor Pinto. “É importante para percebermos a importância das árvores. Se as estragarmos não podemos viver porque não temos oxigénio”, explicou Sofia Fernandes.

Quem também pôs mãos ao trabalho foi o presidente da câmara de Bragança. Hernâni Dias frisa o legado ambiental que é preciso deixar aos mais pequenos. “Ficarão aqui 100 árvores próximas da zona industrial e farão com que o nosso concelho seja mais verde. É, ao mesmo tempo, uma actividade de sensibilização com as crianças porque são elas a quem teremos de deixar um legado ambiental positivo e são eles que dão o contributo para um melhor ambiente amanhã”, explicou.

A partir de 2013, as Nações Unidas deliberaram que a 21 de Março também se assinalaria o Dia Internacional das Florestas. No distrito de Bragança predominam essencialmente os carvalhos, os pinheiros e os carrascos. Durante a actividade na nova zona industrial de Bragança, as crianças também puderam conhecer os meios de combate a incêndios como forma de lhes mostrar como se enfrenta um dos problemas que mais contribui para destruir as florestas e as matas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves