Treinador brigantino é o primeiro português a treinar na Eslováquia

PUB.

Qua, 14/11/2018 - 09:44


O FK Senica da Fortuna Liga da Eslováquia é treinado por um brigantino, Frederico Ricardo. O técnico, de 39 anos, chegou há quatro meses àquele país para assumir o cargo de treinador principal pela primeira vez e fora do seu país.  

Frederico Ricardo desperta mesmo a curiosidade da comunicação social já que é o primeiro português a treinar na Eslováquia. “A Eslováquia é um país muito nacionalista e as pessoas brincam um bocado com os estrangeiros. No meu caso como sou o primeiro português a treinar aqui ainda mais”, conta o treinador.

O FK Senica tem jogadores de 10 nacionalidades, mas no balneário só se falam duas línguas, inglês e espanhol. O clube é propriedade de um investidor venezuelano.

“O clube foi comprado uma ou duas semanas antes de eu chegar. O investidor venezuelano comprou o clube e temos um manager holandês. Recebemos jogadores de todo o mundo. O mais complicado é agregar pessoas de diferentes nacionalidades, de diferentes culturas para que pensem como equipa. É um trabalho cada vez mais difícil para os treinadores”.

Frederico Ricardo destaca as boas condições físicas, financeiras e de organização do clube e do país. “Todas as equipas têm bons estádios, grandes infra-estruturas, todas as equipas são bastante competitivas com vários jogadores internacionais, sobretudo sub-21. É um campeonato muito parecido com o português apesar de o português, na minha opinião, ter equipas de melhor nível”.

O treinador, natural de Bragança, já está completamente integrado e não esquece as origens. “Eu faço questão de dizer que sou natural de Coelhoso, do concelho de Bragança, que sou transmontano e tentamos dar a conhecer a nossa cultura”.

Frederico Ricardo chegou a ser abordado pelo GDB para treinar a equipa no Campeonato de Portugal na temporada passada. O clube é especial para o técnico pois foi onde jogou em todos os escalões de formação e são várias as pessoas que marcaram o seu percurso como os treinadopres Beto Antas, Ilídio Monteiro ou Fernando Teixeira, ou os antigos colegas Ximena, Tony e Carlitos.

Frederico Ricardo pensa em voltar a Portugal até porque quer treinar na 1ª Liga. “Tenho objectivo de um dia treinar na 1ª Liga e vou fazer tudo para que isso aconteça. Mas o estrageiro é uma porta aberta e terei que analisar tudo com calma. Sou muito realista e vivo um dia de cada vez”.

Frederico Ricardo é natural de Coelhoso, concelho de Bragança, iniciou a carreira de treinador na temporada de 2002/2003 nas escolinhas do F.C. Porto. Seguiu-se o Fafe onde foi preparador físico e adjunto 12 anos. Na última temporada foi adjunto de Agostinho Bento no São Martinho.

Esta época aceitou o convite do FK Senica da Eslováquia e tem como objectivo manter a equipa na 1ª Divisão.  

A entrevista na íntegra para ouvir no próximo sábado, na Brigantia, no Programa Nordeste Desporto, depois das 12h00.

 

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira