Transportes no Vale do Tua poderão não arrancar pelo segundo Verão

PUB.

Ter, 19/06/2018 - 10:26


O plano de mobilidade do vale do Tua continua parado e não há data para arrancar. Mário Ferreira, presidente da Douro Azul, o grupo a que pertence a empresa que vai dinamizar o plano de mobilidade turística no vale, diz que está “apreensivo” quanto ao futuro.

“Estamos a trabalhar para que isto se resolva de uma vez por todas”, afirmou Mário Ferreira, explicando que tem havido “inúmeros pedidos para retoques na linha e nas escarpas, coisas que estão a ser tratadas e negociadas. Isto é uma coisa muito complexa e que exige intervenções substanciais”. Nesta altura, continuam ainda a decorrer os complexos ensaios estáticos e dinâmicos que vão demonstrar que o novo comboio se adapta ao carril e que vão pôr à prova a segurança da via.

Em Abril de 2017, quando Mário Ferreira apresentou o projecto, já esperava começar em Junho a transportar turistas pelo vale, prevendo 100 mil até ao final do ano.

Estamos em Junho de 2018 e ainda não há datas para que o comboio volte a apitar na linha do Tua, entre a Brunheda e Mirandela.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua, José Paredes, tendo em conta que assumiu o cargo há poucos dias, não se mostrou disponível para fazer um ponto da situação do plano de mobilidade.

O que se sabe é que continuam a decorrer os ensaios estáticos e dinâmicos que vão pôr à prova a segurança da via. Escrito por Rádio Ansiães (CIR).