"Tour Megacracks" traz Ricardinho a Bragança

PUB.

Ter, 12/12/2017 - 15:44


A cidade de Bragança vai receber, na próxima segunda-feira, o melhor jogador do mundo de futsal, Ricardinho. O atleta da formação espanhola Movistar Inter integra a digressão “Tour Megacracks”.

O jogador português vem acompanhado de outros nomes sonantes do Movistar Inter, campeão espanhol, na “Tour Megacracks” e será a primeira vez que a digressão da equipa passa a fronteira de Espanha.
A iniciativa, promovida pela Escola Arnaldo Pereira e pelo município, vai contar com crianças e jovens, dos 5 aos 16 anos, de todo o distrito de Bragança e também de Vila Real.
Mas trazer a iniciativa para Bragança não foi fácil. “Não é com facilidade que se chega a uma equipa como o Movistar. Conseguimos porque temos amigos em Zamora, que têm conhecimentos na federação espanhola e no Movistar. Depois de várias conversas tentámos encontrar uma data. Foi a data possível não a ideal. É que os miúdos no dia 18 já estão de férias”, conta Carlos santos, presidente da Escola Arnaldo Pereira.
Trazer a equipa campeã de futsal de Espanha a Bragança só é possível com a ajuda do município e depois de estar confirmada a presença de Ricardinho.
A câmara municipal garante apoio logístico e Hernâni Dias, presidente do município, faz questão de frisar que não é pago “qualquer valor monetário” ao Movistar e que os clubes em Portugal deviam seguir o exemplo da formação espanhola.
“É um bom exemplo para os clubes nacionais, que exigem tudo e mais alguma coisa para participarem neste tipo de iniciativas. Quando, no meu entender, deviam estar mais disponíveis para estes eventos com crianças”.
Luís Amado, responsável do projecto “Tour Megacracks” e antigo guarda-redes do Movistar, descreve a felicidade dos mais pequenos quando contactam com as estrelas do futsal, que por norma só vêm na televisão.
“Ficam com um sorriso de orelha a orelha. Felizes por ver jogadores que consideram inacessíveis e que estão ali à frente deles”.
A iniciativa também tem uma vertente social pois vai contar com pessoas portadoras de deficiência.
A “Tour Megacracks” está integrada no programa ”Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, já realizou 115 tours, contabilizando a presença de mais de 120 mil crianças e mais de 10 mil pessoas com deficiência.

 

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira