Terminou ontem a Bienal Jorge Lima Barreto em Vinhais

PUB.

Seg, 17/09/2018 - 11:19


Este fim-de-semana, Vinhais acolheu a terceira edição da Bienal Jorge Lima Barreto.

Foram três dias com um vasto programa cultural, desde workshops, conferências, exposições, instalações e um espectáculo criado especialmente para a Bienal intitulado ópera Caretos Digitais, um projecto do companheiro de toda a vida de Jorge Lima Barreto, Vítor Rua. A ópera dividiu-se em várias cenas tocadas por diferentes músicos internacionais. Vítor Rua destaca que estas são recordações com 35 anos.

“Vamos tocar o primeiro álbum dos Telectu, o Belzebu, que tem 35 anos. É histórico e que é importante preservar. Apresentámos trabalhos originais que eram o que músico pretendeu toda a vida”, destaca o músico.

Um dos presentes foi Feliciano Mira, investigador académico define o trabalho de Jorge Lima Barreto: “é um homem que através do som nos indicava caminhos, caminhos de esperança e de transgressão. Sem dúvida nenhuma que ele é o introdutor da poesia sonora. A evolução dos trabalhos dele apontam para uma escrita assémica, pós-literatura, a ciência das causas impossíveis, dos grandes imaginários e das excepções é onde está realmente inserido”, disse Feliciano Mira.

Luís Fernandes, presidente da câmara municipal de Vinhais destaca que o evento é uma homenagem ao musicólogo e compositor que é uma referência singular no mundo das artes: “é um artista de várias actividades e valências. É muito importante que o concelho de Vinhais preste mais uma vez esta homenagem e reviva os seus passos. Enche de orgulho os vinhaenses por ser alguém que representou muito bem este concelho, com grande carisma e que levava o nome da região e das pessoas para os vários locais por onde passou”.

Jorge Lima Barreto nasceu em Vinhais em 1947 e faleceu em 2011. Foi fundador dos Anar Band, com Rui Reininho e dos Telectu, com Vítor Rua. Para além de músico, na terceira bienal, foi demonstrado um outro atributo, o de colecionador, uma vez que reuniu rádios em miniatura, carrinhos e frascos de farmácia, exibidos numa exposição no Solar dos Condes.

Escrito por Brigantia

 

 

Jornalista: 
Maria João Canadas