PUB.

Terminou o projecto Mais Aldeia Pedagógica que durante 15 meses promoveu o envelhecimento activo

PUB.

Qui, 22/06/2017 - 09:51


Encerrou ontem o projecto “Mais aldeia pedagógica”, promovido pela Azimute com o objectivo de promover o contacto entre idosos, o envelhecimento activo e as relações sociais.

Foram promovidos 70 workshops de diversas áreas, e João Cameira, presidente da Azimute, refere que a participação dos mais velhos neste projecto foi bastante activa contando com cerca de 80 idosos.   
“Durante 15 meses realizámos workshops que permitiram um intercâmbio entre idosos não institucionalizados do meio rural, neste caso da aldeia pedagógica de Portela e os idosos institucionalizados da cidade de Bragança.”
Este é o resultado de uma candidatura ao prémio BPI Seniores 2015 e participaram idosos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Fundação Betânia, Obra Social Padre Miguel e Centro Social Paroquial Santo Condestável. Filipe Afonso, representante do BPI em Trás-os-Montes, refere que “este projecto foi contemplado com cerca de 25 mil euros.”
Na visita ao Centro Social e Paroquial Santo Condestável, foram entregues aos idosos daquela instituição, fotografias da sua participação no projecto e da visita à Aldeia Pedagógica de Portela. No encerramento esteve presente o Padre Fernando Calado, um dos representantes da associação que fala das vantagens que o projecto trouxe aos idosos.
“É de sublinhar a característica única deste projecto que que procura promover relações. Tudo o que nós fizermos para quebrar a monotonia do dia-a-dia destes idosos é um bem que nós nem imaginamos que estamos a fazer. Estas actividades são boas para quebrar as rotinas e para que eles não vivam o dia-a-dia como alguém que está à espera da morte mas como alguém que tem muito a dar e a viver e tem experiências novas fazer”, explica o pároco.  
Em simultâneo com esta comemoração de encerramento do projecto Mais Aldeia Pedagógica, no centro social e paroquial do Santo Condestável decorreu uma feira social com produtos regionais a baixo preço e artesanato feito pelos utentes do centro de dia, mais uma forma encontrada para dinamizar o quotidiano e promover o envelhecimento activo. Escrito por Brigantia.