Terceira prova da Taça de Portugal de Cicloclosse aconteceu pela segunda vez em Bragança e este ano com mais participantes

PUB.

Seg, 18/11/2019 - 09:15


Bragança recebeu, ontem, a terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. A prova de elite masculina foi um verdadeiro duelo entre Roberto Ferreira, da BTT Seia, e Mário Costa, da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde.

O corredor da equipa de Seia cortou a meta 17 segundos mais cedo que o representante da formação vila-condense, que havia ganho a última prova, em Santo Tirso.

“A chuva que caiu de manhã dificultou muito a pista, pois tinha muita lama, o que acaba por ser tudo muito escorregadio e técnico. É uma pista que me favorece a nível técnico e por eu ser mais pesado consigo ter mais controlo. Esteve uma temperatura baixa o que também dificultou um pouco. Foi muito taco a taco eu e o Mário, mas consegui ser mais forte na última volta”, explicou Roberto Ferreira, vencedor da prova de Elite masculina.

Quanto à elite feminina, Ana Santos, que ficou em primeiro lugar nas duas últimas provas da taça, veio a Bragança para ganhar. A atleta, que venceu isolada, lamenta que não haja mais concorrência.

“Desde o início da prova consegui isolar-me, não tendo muita luta por parte das outras adversárias. Desde então, peço um apelo a que mais meninas venham praticar este desporto, para ver se crescemos neste mundo, que merece ser reconhecido”, acrescentou Ana Santos.

Pedro Vigário, da Federação Portuguesa de Ciclismo, assume que gostava que a prova se mantivesse em Bragança, onde, segundo garante, são bem recebidos.

“Esta é uma terra muito fria, mas que recebe as pessoas de uma forma muito calorosa e, se for algo que esteja apenas na minha mão, temos cá a taça em 2020, 2021 e 2022”, disse.

Bragança recebeu a prova pelo segundo ano consecutivo sendo que este ano houve mais participantes, tendo sido eles perto de 180. Orlando Carvalho, presidente do Velo Clube de Bragança que, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo de Bragança, organiza a prova, lamenta que não haja mais apoios para que a prova continue na cidade.

“Para além de terem vindo muito mais espanhóis, aderiram muito mais equipas. Não sei se iremos fazer no próximo ano, mas também tenho eu ter condições. Primeiro é preciso apoio de pessoas, porque isto dá muito trabalho e sobra sempre para os mesmos. A autarquia também tem que ajudar não só com apoio monetário, mas também com pessoal, porque isto também divulga a marca Bragança e a cidade”, afirmou.

Mário Costa e Ana Santos mantêm-se em primeiro lugar na geral da taça. Depois de Bragança, a Taça de Portugal de Ciclocrosse segue para Vouzela, onde se disputa a quarta prova, a 8 de Dezembro.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves