Suspeitas de tuberculose em infantário de Mirandela

PUB.

Qua, 30/04/2008 - 18:17


Na semana passada, foi efectuado um rastreio a quinze auxiliares e educadoras de infância e os resultados terão dado positivo na maioria dos rastreados. As autoridades de saúde ainda não prestaram informações oficiais sobre o assunto, facto que está a preocupar os pais das crianças que frequentam aquele infantário.

Os pais das crianças do jardim-de-infância da Praça, em Mirandela, estão indignados com a falta de informação das autoridades de saúde sobre os rumores de um eventual surto de tuberculose naquele infantário. O alarmismo surge na sequência do teste de despistagem da tuberculose que foi efectuado no passado dia 21 de Abril aos quinze adultos (auxiliares e educadoras) que trabalham naquele infantário e que, alegadamente terá dado positivo a muitos dos rastreados. Os pais estão desesperados e já falam em retirar os filhos do infantário enquanto não houver esclarecimentos sobre o assunto. “Vou tirar de lá a minha filha e vou aguardar pela notícias do presidente do agrupamento ou do delegado de saúde” refere o pai de uma criança. “Não fomos informados de nada e no mínimo a escola devia informar os pais” afirma uma mãe.

O receio é de tal ordem que alguns pais já tiveram a iniciativa de se deslocar ao centro de saúde para efectuar o rastreio, mas essa possibilidade foi-lhes negada “porque dizem que existe um protocolo e enquanto não for accionado não podem fazer o rastreio” explica esta mãe.

Esta não é uma situação nova. Já o ano passado, foi sinalizado um caso de tuberculose numa funcionária da cantina da residência de estudantes, que serve as refeições do infantário da Praça. Como medida preventiva, as autoridades de saúde efectuaram um rastreio de tuberculose às crianças e adultos do referido infantário tendo dado resultado positivo numa auxiliar, que desde então está de baixa médica. Também aqui, os pais dizem-se revoltados por não terem sido informados deste rastreio aos seus filhos.

O presidente do agrupamento de escolas Luciano Cordeiro diz já ter informações do delegado de saúde que “a situação está controlada” e que “neste momento não há razão para fechar o infantário” que é frequentado 64 crianças e 15 adultos.

Numa nota à imprensa, o delegado de saúde de Mirandela não confirma nem desmente se houve casos positivos no rastreio da semana passada, apenas confirma o pedido de requisição de outros exames complementares de diagnóstico, tais como RX pulmonar e análises da expectoração com pesquisa do bacilo.

Morais Fernandes confirma os dois casos de tuberculose detectados o ano passado nas duas funcionárias acrescentando que são muito pouco contagiosos, uma vez que foi encontrado o bacilo causador da doença no lavado brônquico após 60 dias de cultura e que ambos os casos estão a ser tratados e seguidos.