Sudoeste TMN: Faith No More [fotos e reportagem]

PUB.

Seg, 10/08/2009 - 17:27


E ao terceiro dia, fez-se Sudoeste. 12 anos após os últimos concertos em Portugal - que seriam, também, os últimos da banda - os Faith No More regressaram ao nosso país para um concerto verdadeiramente arrasador na Zambujeira do Mar. As nuvens de poeira a pairar sobre o recinto a cada música, as roupas encharcadas de muitos festivaleiros, no final do espectáculo, e os belos sorrisos de incredulidade entre fãs - ainda que muitos apresentassem os lábios e os rostos negros da poeira - não nos deixam mentir: se não foi perfeito, o concerto dos Faith No More no Sudoeste TMN andou lá muito perto.

Num festival que não tem primado por actuações memoráveis ou grandes euforias populares, o triunfo dos Faith No More é ainda mais notável. Desde o começo da noite que se percebia que, hoje, o público seria muito mais numeroso do que nas duas primeiras jornadas, mas a comparência e a entrega dos admiradores da banda de Mike Patton não deixou de ser impressionante. O próprio vocalista - enxutíssimo aos 40 anos, Deus o abençoe - deixou escapar, num momento raro de ausência de ironia, um emocionado "amazing... 12 years later!" .

12 anos se passaram sobre os concertos nos coliseus de Porto e Lisboa, mais ainda sobre os melhores momentos, em disco, dos Faith No More. No entanto, para todos aqueles que, numa plateia ao rubro, berraram, para prejuízo de gargantas e pulmões, as letras de "Midlife Crisis", "Easy", "We Care A Lot", "Evidence" (especialmente para nós, em português), "Ashes To Ashes", "Epic" ou "Just A Man", só para mencionar alguns dos incontáveis pontos altos, os Faith No More parecem estar mais vivos do que nunca. E a surpresa é mútua: os fãs não acreditam estar a ver perante si os autores da banda sonora das suas vidas; Patton, Roddy Bottum, Billy Gould, Mike "Puffy" Bordin e Jon Hudson agradecem o voto de confiança e, ao invés de se limitarem a cumprir os mínimos para embolsar o cheque da reforma dourada, mostram ao Sudoeste TMN 2009 o que é um concerto a sério.

 

Indiscutível é o lugar cimeiro deste concerto na história do Sudoeste deste ano e do próprio festival, nas suas 13 edições. Humor, absurdo, emoção, imprevisto e um alinhamento à prova de bala revelaram-se o antídoto ideal para uma era em que, cada vez mais, assistir a um concerto significa escrever sms ao vizinho ou gravar músicas que nem se conhece para partilhar no YouTube. Os Faith No More querem que nos doa tanto a nós como a eles e saíram do Sudoeste TMN de cara à banda com a entrega dos fãs. "You guys deserve mais!", exclamaram no primeiro encore. E depois de nos darem mais, não nos custou responder à "cheap question" de Mike Patton e aceder que sim, ainda foi melhor agora do que há 12 anos. "Até à próxima!", despediram-se eles. Será?

 

ALINHAMENTO DO CONCERTO DE FAITH NO MORE NO SUDOESTE TMN 2009:
1. Reunited
2. Land of Sunshine
3. Caffeine
4. Evidence
5. Surprise, You're Dead!
6. Last Cup of Sorrow
7. Cuckoo For Caca
8. Easy
9. Ashes To Ashes
10. Midlife Crisis
11. I Started A Joke
12. The Gentle Art of Making Enemies
13. King For A Day
14. Be Aggressive
15. Epic
16. Just A Man

Encore

16. Stripsearch
17. Ugly In The Morning

Encore 2

18. Midnight Cowboy
19. We Care A Lot

Fonte: Texto de Lia Pereira
Fotos de: Rita Carmo/Espanta Espíritos /Blitz