Spray inovador de investigadores do IPB brilha em concurso da Agência Nacional de Inovação

PUB.

Qui, 03/01/2019 - 10:06


Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico de Bragança desenvolveu um produto inovador na área alimentar que conseguiu o segundo lugar no concurso Born From Knowledge, promovido pela Agência Nacional de Inovação, na área de indústria agro-alimentar

Trata-se do SpraySafe, um produto de base natural, utilizado na conservação de alimentos, como explica Márcio Carocho que representou a equipa do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) no concurso nacional. "É um spray que pode ser utilizado para conservação de alimentos. Ao colocar o spray na superfície do alimento a conservar, ele conserva esse mesmo alimento impedindo a desidratação, o desenvolvimento de microrganismos e a própria deterioração do alimento".

O que diferencia o SpraySafe é ser totalmente natural e por isso 100% comestível e saudável, tendo ainda a vantagem de dispensar a utilização de plástico, para conservar alimentos. "Todos os constituintes do Spray Safe são naturais, são extratos de plantas. Utilizamos também um biopolímero natural, extraído de algas, é tudo de base natural e completamente aprovado para utilização em alimentos dentro da União Europeia. O alimento pode ser conservado, neste caso, substituindo os plásticos, que é o grande intuito. Neste momento está a ser desenvolvido para ser utilizado em charcutaria, neste caso em fiambre, e agora vamos iniciar com cogumelos. Também poderá ser aplicado em fruta", esclareceu Márcio Carocho.

Apesar de a equipa não ter conseguido o primeiro lugar, segundo Márcio Carocho, a participação neste concurso nacional foi frutífera. "O prémio, neste caso, foi conseguir estar lá e a nível nacional conseguir representar o IPB e mostrar a boa investigação que se faz na instituição. É importante participar nestes encontros porque fazer ciência que depois não possa ser aplicada acaba por ser um bocado, não diria inútil, mas não se consegue tirar frutos".

O IPB participou neste concurso de ideias de negócio de base científica e tecnológica com o SpraySafe, tendo conseguido o segundo lugar.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro