Serviços da ULS com classificação de excelência especialmente na Ortopedia

PUB.

Sex, 12/01/2018 - 11:12


A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste teve resultados de excelência na avaliação anual de 2017 levada a cabo pela Entidade Reguladora da Saúde.

No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), cujo resultado foi agora divulgado, foi atribuída à ULS Nordeste a classificação máxima, de nível III, na dimensão Excelência Clínica, na área de Ortopedia, nomeadamente em relação à Correcção Cirúrgica da Fractura Proximal do Fémur na Unidade Hospitalar de Bragança e às Artroplastias da Anca e do Joelho na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.
Também no hospital da capital de distrito, as áreas de Cardiologia, Cuidados Intensivos, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia, Cirurgia Geral e Cuidados Transversais obtiveram o nível II de Excelência Clínica. A mesma classificação foi obtida pelas áreas de Neurologia e de Cuidados Transversais na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, assim como pelas áreas de Cardiologia, Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia Geral, e Cuidados Transversais na Unidade Hospitalar de Mirandela.
Nesta avaliação da Entidade Reguladora da Saúde, as três Unidades Hospitalares ULS Nordeste alcançaram ainda a classificação máxima, de nível III, nas dimensões Segurança do Doente e de Focalização no Utente. A adequação e conforto das instalações dos hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela foram ainda factores que mereceram duas estrelas por parte da entidade Reguladora da Saúde.

A ULS Nordeste teve uma melhoria de nota em relação aos anos anteriores nas áreas de Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Ginecologia.

Segundo o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde da Entidade Reguladora (SINAS), dos 159 hospitais analisados, 127 obtiveram o nível de excelência clínica.