Semana do Minho em Bragança

PUB.

Qua, 24/09/2008 - 07:52


  Já alguma vez provou Arrozada do Poleiro das pitas? Se nunca experimentou, tem a oportunidade de saborear esta iguaria típica da gastronomia minhota a partir de hoje até Domingo no restaurante Académico, em Bragança.

Trata-se da semana do Minho que vai contar com a participação de um restaurante de Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, no qual também já esteve presente a gastronomia transmontana.

 

Para Nuno Machado, do restaurante Académico esta é uma iniciativa única em Bragança e que poderá vir a repetir-se no próximo ano, com a colaboração de outras localidades. “É uma iniciativa única, uma pareceria entre os dois restaurantes que se juntaram para dar a conhecer o que se faz no Minho”, revela Nuno Machado referindo que “o restaurante convidado é o que representa a extinta região de turismo do Minho nos principais festivais de gastronomia e nós também costumamos representar o nordeste transmontano”. “É uma parceria de forma a manter a cozinha tradicional, uma iniciativa que faz falta no sentido de aproximar as comidas minhotas aos transmontanos”, defende Nuno Machado. “É uma iniciativa que está a começar, mas pretendemos fazer isto no próximo ano já com Peniche e com o Algarve ”, acrescenta.

  

Augusto Bandeira, o proprietário do restaurante minhoto não tem dúvidas de que os brigantinos vão gostar da gastronomia de Castelo de Neiva e por isso, para aguçar o apetite, deixa aqui algumas sugestões. “ Eu acho que os Bragançanos vão gostar da comida do Minho, porque trouxemos uma diversidade de pratos muito boa, o arroz de marisco, o robalo na caçarola, o robalo à lagareiro, o polvo da costa”, anuncia o proprietário do restaurante minhoto. Nos pratos de carne, Augusto Bandeira salienta “os rojões com arroz de sarrabulho e a arrozada do poleiro das pitas que é um prato emblemático da nossa zona”. “É um cartão de visita, até vai ser bom para que ganhem apetite para irem até ao Minho”, conclui.

  

Sabores e Aromas do Minho para experimentar até Domingo no restaurante Académico, em Bragança.