Segunda edição do Terra(s) de Sefarad sob tema de diásporas, identidade e globalização

PUB.

Qua, 15/05/2019 - 11:29


Com o tema “Diásporas, Identidades e Globalização”, Bragança vai receber, pela segunda vez, entre 19 e 23 de Junho, o Congresso Internacional de Culturas Sefarditas

Para Paulo Mendes Pinto, da coordenação científica da Cátedra de Estudos Sefarditas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, os temas deste ano prometem trazer um maior conhecimento sobre a necessidade de mudança permanente da comunidade sefardita devido às constantes perseguições de que era alvo. “Queremos muito trazer não só memória das diásporas judaicas portuguesas mais antigas mas queremos pensar a inevitabilidade que temos de nos confrontar com essa forma de ter que fugir, de ter a identidade em perigo, de ter que a esconder. Esta será, se calhar, a grande novidade. É um tema forte e pertinente. A última novidade que temos é um encontro de grandes historiadores regionais e locais”.

A apresentação do evento, na passada sexta-feira, no Centro de Documentação Sefardita de Bragança, contou com a presença do presidente da Câmara de Belmonte, que preside à rede de Judiarias em Portugal. Para António Rocha, este congresso continua a atrair descendentes de judeus sefarditas espalhados pelo mundo, o que lhe confere uma dimensão internacional, permitindo-lhes conhecer as marcas da presença dos seus antepassados neste território. “É com muito agrado que vemos que há pelo menos trinta mil, a pedirem dupla nacionalidade, descendentes de judeus que saíram de Portugal que têm um carinho por Portugal e pelo seu passado. Se cada um trouxer duas ou três pessoas, já estão a ver o potencial turístico aqui envolvido, preservando a memória e herança cultural”.

Para o Presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, esta pode ser também uma oportunidade de atrair investimento. “Aquilo que pretendemos é, para além da preservação, a promoção do evento e da cultura judaica e captação de mais turismo ligado a esta temática pelo facto daquilo que está a acontecer em Inglaterra, que muitos judeus estão a pedir uma segunda nacionalidade em Portugal. Quem sabe se através deste evento não teremos aqui uma forma de dinamização económica ligada a futuros investimentos destas pessoas”.

Nos cinco dias decorrerão actividades paralelas, como o primeiro Fórum Económico e do Empreendedorismo Sefardita, o Encontro de Historiografia Local e Regional Sefardita, exposições de artes plásticas, mostra de cinema judaico, o mercado Kosher e concertos de música sefardita.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves