PUB.

Secretário de Estado das Obras Públicas garante construção das vias anunciadas para a região

PUB.

Ter, 22/07/2008 - 09:17


É mais uma garantia de que a construção da IC5 e o IP2, bem como da auto-estrada transmontana, estão para breve. Ontem, em Alijó, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, voltou a anunciar que a adjudicação destas empreitadas deverá ocorrer já em Setembro ou Outubro.

O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos adianta que “neste momento estamos na fase final de avaliação de propostas”, referindo que “quer na concessão do Douro Interior quer no caso da auto-estrada transmontana estão já escolhidos as duas propostas finalistas”. “A nossa previsão é que do ponto de vista administrativo todo o processo esteja encerrado em Setembro, o que provavelmente nos quer dizer que estaremos em condições de fazer a adjudicação entre Setembro e Outubro”, acrescenta o governante. 

No caso do IP2, cujo traçado na zona de Vila Nova de Foz Côa tem levantado muitas dúvidas e mesmo protestos, uma vez que vai implicar a destruição de vinhas de elevado potencial em plena paisagem classificada, não vai haver qualquer adiamento. Segundo o secretário de Estado, primeiro será adjudicada a empreitada e depois escolhida a alternativa de traçado com menor impacto. “Proximamente virei a essa zona onde farei um trabalho com todos os interessados e nessa altura gostaria de me debruçar de uma forma técnica para apresentar soluções que vão de encontro às expectativas das diferentes partes envolvidas”, anuncia Paulo Campos revelando que “adjudicámos o IP2 todo e depois apresentaremos as soluções de como isso será enquadrado”.    Paulo Campos esteve ontem em Alijó, onde apresentou a nova variante à Estrada Nacional 212. Esta nova via vai fazer a ligação entre o chamado nó viário da barragem e a povoação de Sanfins do Douro. Vai custar 660 mil euros e deverá estar concluída em Novembro.