PUB.

“A saúde é o maior problema do país” salienta Rui Rio, em visita ao Hospital de Bragança

PUB.

Qua, 20/02/2019 - 09:18


Na sua visita ao hospital, Rui Rio, destacou que a falta de profissionais no sector afecta o interior, mas também disse que a greve dos enfermeiros é ilícita. Sobre a ADSE, referiu que este sistema é vital para os portugueses.

Deixando claro que a saúde é talvez o maior problema do país, o líder do Partido Social Democrata, Rui Rio, frisou ontem em Bragança, que nesta área, a maior preocupação é a falta de recursos humanos e que no interior será mais acentuada.

“Tenho a moção exacta que a saúde é o principal problema do país e que mais preocupa os portugueses. Existe a falta de recursos humanos, como enfermeiros e médicos. Se no litoral se queixam, no interior ainda se verifica mais”, salientou Rui Rio.

O presidente do PSD deixou claro que é preciso atrair os profissionais para estes territórios, contudo, com os recursos humanos que podem vir para o interior, vêm famílias e é preciso, por isso, criar condições para que também se possam fixar.

“Temos que encontrar formas de atractividade para os profissionais. Os médicos atrás de si trazem uma família e por isso, nós temos de ter políticas de desenvolvimento no interior. Temos que dar condições aos médicos e às suas famílias, para que aqui tenham uma carreira profissional. Temos que olhar para o interior com muita coragem, acima de tudo. O país não pode continuar assim desequilibrado. Este hospital tem problemas, mas até tem menos do que alguns que eu tenho visitado”, acrescentou Rui Rio.  

Em relação à greve dos enfermeiros saudou o recuo de um sindicato e sobre a primeira greve e descreveu-a como ilícita mas assume entender a sua luta, sublinhando que em causa o que estava era o modelo de greve adoptado que afectava directamente as pessoas.

“Sempre tive dúvidas sobre a legalidade da greve e como estava a fazer feita. No entanto, nunca tive dúvida no que diz respeito à justiça dos enfermeiros. Naturalmente os enfermeiros têm razão quanto às suas reivindicações. Só que existem várias formas de luta e esta forma está infringir um sofrimento a muita gente com contornos que a mim também me deixa muita dúvidas sobre a sua legalidade”, disse Rui Rio.

Rui Rio considerou que se a ADSE é vital no país e se deixasse de existir atirava com mais de um milhão de pessoas para o Sistema Nacional de Saúde que não está no seu melhor. Por isso, frisa que os privados abusaram de um funcionamento deficiente por parte da ADSE e que tudo que o governo fizer nesse sentido pode estar correcto e esse objectivo tem de ser em termos nacionais.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves