PUB.

Santa Casa da Misericórdia de Bragança promoveu sessões de fisioterapia ao ar livre

PUB.

Qui, 13/09/2018 - 10:31


A Santa Casa da Misericórdia de Bragança promoveu uma sessão de Fisioterapia, para cerca de 20 utentes da instituição social, ontem no Jardim da Braguinha. 

A aula incidiu no melhoramento do equilíbrio, treino de marcha e na coordenação motora para os utentes. Fomos ouvir a opinião dos participantes, que destacam que estas actividades trazem melhorias significativas para a sua saúde.

“Eu não conseguia mexer o braço e desde que estou aqui já o faço. Não conseguia andar e já consigo. E gosto de estar ali”, contou Adalberto Coentro.

“Tenho muitas melhorias desde que comecei a frequentar as sessões de fisioterapia, desde psicologicamente e que até vou indo”, destacou Balbina Santos.

“Não estamos tão só e o convívio é muito bom. Tenho pena que não possa estar mais porque causa da minha saúde, uma vez que tenho problemas de oxigénio e nem sempre posso colaborar”, disse Ana Nogueira.

Esta foi uma acção comemorativa do dia mundial da Fisioterapia, assinalada no sábado passado. O objectivo é permitir aos utentes uma actividade exterior, como explica a fisioterapeuta, Ana Miranda da ERPI Estrutura residencial para Pessoas Idosas, que pertente à mesma instituição de apoio social: “É para divulgar e dinamizar o que melhor se faz ao nível da reabilitação, na instituição, em que que estão aqui representadas as estruturas socias como a ERPI, que é a Estrutura residencial para Pessoas Idosas, a Unidade de Cuidados Continuados o centro de Educação Especial. Desta forma, decidimos fazer uma actividade exterior também para os utentes saírem do espaço e para a integração entre si, enquanto grupo”.

A receptividade é muito boa às sessões: “Cada utente é seu caso. Estes utentes precisam de bastante ajuda, uns são mais autónomos do que outros. Mas de forma geral interagem muito bem nestas actividades”, acrescentou Ana Miranda.

Para além desta iniciativa, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança vai promover a Semana da Saúde, com início para 18 de Setembro e que termina a 22, com destaque para o Congresso Ibérico de Cuidados Continuados no dia 21 de Setembro.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas