PUB.

Roteiro artístico de colectivo transmontano levou arte à rua e lojas de Mirandela

PUB.

Seg, 03/10/2022 - 10:11


Um roteiro artístico encheu este sábado a rua pedonal e várias lojas de Mirandela. “Vidas numa rua” é o nome da iniciativa do Colectivo de Artistas Transmontanos que expôs quadros, pinturas, esculturas, fotografia e levou concertos de mais de 20 artistas a 17 lojas, cafés e restaurantes.

Além de poderem apreciar a arte ao longo do dia, por três vezes os artistas acompanharam os visitantes e falaram sobre o seu trabalho.

Ana Morais, é fotógrafa e a criadora do projecto, que nasceu em Maio, e explica que esta terceira iniciativa do colectivo foi uma conjugação de boas vontades:

“O nome “Vidas numa Rua” tem a ver com o facto de nós querermos trazer a nossa vida projectada nas artes e expor as peças aqui na rua, ao mesmo tempo trazer vida à rua, porque as ruas de Mirandela têm vindo a decair em termos de movimento. Tendo no colectivo pessoas de várias idades permite-nos trazer pessoas mais jovens e com mais idade. A ideia era conjugar com quem nós temos aqui, os comerciantes, para que tivessem alguma coisa a ganhar, tivessem mais pessoas a conhecer e a entrar pela loja”, sublinhou.

Lara Ribeirinha de 18 anos é de Mirandela e gostou da oportunidade de mostrar a sua música. “Esta iniciativa é espectacular, foi uma ideia incrível é uma maneira óptima de promover arte de cada um, correu bem, o dia foi óptimo. Toco violino, piano, viola e ukulele” e a reacção do público foi boa: “Muitas pessoas pegaram no telefone, gravaram e postaram nas redes socias, deram-me feedbacks muito bons, que gostavam, o reportório era bom e gostaram da minha voz, foi mesmo muito bom”.

Quem passava ou foi de propósitos fazer o roteiro artístico elogiou a iniciativa.

“Acho que é sempre importante para a nossa cidade mostrar os talentos que cá existem e para dar a conhecer os vários artistas, acho que são eventos para a nossa cidade, porque faz mexer”, conta uma das pessoas que acompanhou a iniciativa.

O colectivo de artistas transmontanos conta com 70 membros de várias localidades da região. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro