Responsáveis de banco em Bragança suspeitos de envolvimento na operação de tráfico de ouro e diamantes

PUB.

Qui, 11/11/2021 - 13:25


Responsáveis de um banco em Bragança são suspeitos de ajudar a lavar dinheiro, no âmbito da Operação Miríade.

Segundo a TVI, o militar que geria a rede de tráfico de ouro, diamantes e droga, com origem na República Centro Africana, tinha cúmplices em duas agências bancárias, uma delas em Bragança e outra em Linda-a-Velha e os bancários em questão, entre os quais um director, foram detidos pela Polícia Judiciária.

As autoridades suspeitam do envolvimento de altos quadros da Caixa de Crédito Agrícola do Alto Douro, com sede em Bragança, avançou por sua vez o jornal Público.

Os responsáveis dos bancos são suspeitos de ter permitido que centenas de milhares de euros com origem criminosa circulassem por contas-veículo, abertas nas duas instituições bancárias sem fazerem qualquer alerta. Assim, os depósitos ou transferências não eram rejeitados, nem eram realizadas as comunicações de operações suspeitas ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) nem à Unidade de Informação Financeira da PJ, como é determinado por lei.

Ainda segundo a TVI, quando foi ordenada às duas agências a quebra do sigilo bancário das contas associadas ao militar, os altos funcionários terão alertado o suspeito de que estava a ser investigado.

No âmbito da operação Miríade, a PJ realizou, esta segunda-feira, mais de 100 buscas, em vários locais nomeadamente Bragança, e deteve 11 suspeitos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
OTC